A Prefeitura de São Caetano participou, nesta sexta-feira (24/10), da abertura oficial da Eureka 2025, exposição de trabalhos de conclusão de curso dos formandos do Instituto Mauá de Tecnologia. O evento, realizado na sede da instituição, reuniu autoridades, empresários, professores e alunos em um ambiente de inovação, tecnologia e criatividade, com mais de 120 projetos desenvolvidos por 410 estudantes das áreas de Engenharia, Administração, Design, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.
Em sua 32ª edição, a Eureka se consolidou como mostra acadêmica, conectando o meio universitário ao setor produtivo e ao poder público. Diversos projetos apresentados propõem soluções tecnológicas e sustentáveis que podem ser implementadas pela Prefeitura de São Caetano, especialmente nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente, automação, acessibilidade, eficiência energética e gestão de dados.
A exposição também reforça a importância da parceria entre o município e o Instituto Mauá de Tecnologia, que oferece bolsas parciais de estudo (de 20% a 60%) para estudantes residentes na cidade, fortalecendo o acesso à educação superior de excelência.
“O terreno onde fica a Mauá era da Prefeitura, que doou para a instituição fazer esse campus maravilhoso, desde 1961. Temos uma parceria muito boa, muito sólida. Hoje são mais de 3.000 alunos cursando, mas milhares de formados, muita gente de São Caetano, que produz conhecimento para nossa cidade e nosso País avançarem. Há um reforço na tradição de São Caetano de ser um polo de produção tecnológica com essa parceria com a Mauá”, comentou o prefeito Tite Campanella, que participou da abertura do evento.
Superintendente do Instituto Mauá de Tecnologia, professor José Carlos de Souza Júnior agradeceu a parceria com a Prefeitura e afirmou que a Eureka é a congregação do que pensa a instituição. “Aqui trabalhamos e fomentamos jovens a pensar soluções aos problemas complexos da nossa sociedade, mas também fomentamos muito a questão do trabalho junto à coletividade. Essa integração entre a academia e o poder público é extremamente importante.”
A cerimônia de abertura contou também com a presença do pró-reitor acadêmico, professor Fernando Madani, que ressaltou o propósito da feira e convidou as autoridades para o ato simbólico de abertura com o desenlace da fita inaugural. A programação segue até domingo (26/10), com visitação aberta ao público e apresentações dos alunos.




















