A Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social) de São Caetano do Sul realizou sábado (11/10) um mutirão de visitas domiciliares para a unificação dos cadastros de usuários dos serviços de Saúde, de beneficiários dos programas sociais da Prefeitura e de alunos da rede municipal de ensino. A ação teve o objetivo, também, de verificar se as pessoas cadastradas de fato residem nos endereços informados.
Onze equipes de assistentes sociais partiram do Atende Fácil para os 15 bairros da cidade, visitando aproximadamente mil endereços. A escolha pelo sábado se deu por ser o dia da semana em que é mais fácil encontrar as pessoas em casa, tornando o mutirão mais eficiente. O trabalho segue sendo realizado também de segunda a sexta.
INCONFORMIDADES
A Secretaria de Saúde iniciou o seu recadastramento em junho. À ocasião, a pasta tinha 260.927 pessoas cadastradas – São Caetano tem 165.655 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE. Ao término de setembro, 61.603 moradores de outras cidades já haviam sido excluídos do cadastro.
Essas pessoas estavam utilizando indevidamente os serviços disponibilizados nas UBSs e em unidades especializadas, fazendo aumentar a espera por atendimento a quem tem direito: o morador de São Caetano.
Além disso, o cruzamento de dados com o cadastro da Seais identificou 1.065 óbitos e 6.247 cadastros duplicados. Dessa forma, o número de registros caiu de 260.927 para 192.012.
RECADASTRAMENTO
Os moradores de São Caetano que fizeram o cadastro para atendimentos de Saúde há mais de dois anos devem comparecer ao Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651 – Centro) com RG, CPF, Cartão do SUS e um comprovante de residência para atualização.
A pessoa que comparecer a alguma unidade de Saúde e estiver com o cadastro desatualizado será atendida normalmente, e orientada a comparecer ao Atende Fácil posteriormente para a atualização.
O recadastramento confere mais eficiência nos atendimentos, maior assertividade na aplicação de recursos e assegura o desenvolvimento de políticas públicas para quem realmente mora em São Caetano.