A Prefeitura de São Caetano realizou no fim de semana (21 e 22/9) o Atende Fácil Saúde Extraordinário, com exames e consultas em diversas especialidades. Foram 3.096 atendimentos, com envolvimento de 150 colaboradores, entre médicos, enfermeiros e equipes administrativas e de apoio.
“Fiquei muito feliz pela organização que a Secretaria de Saúde promoveu durante as ações de atendimento extraordinário. Cada vez mais, firmamos compromisso com a saúde pública de São Caetano do Sul. Com as ações do Atende Fácil Saúde Extraordinário conseguimos reduzir o tempo de espera em especialidades que possuem grande demanda de atendimentos e ampliar o acesso com a oferta por livre demanda em exames e parte das consultas”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.
“Chegamos à quarta edição somando 13.019 atendimentos em diversas especialidades. Ampliamos a oferta de vagas para garantir diagnósticos mais ágeis e tratamento adequado. É uma ação de grande sucesso e comprometimento de toda nossa equipe”, afirmou o secretário de Saúde, Guilherme Esposito.
No fim de semana foram 785 consultas presenciais e por telemedicina; 155 atendimentos com a equipe de enfermagem para aferição de pressão arterial, medição de peso e altura, medição de glicemia e aferição de temperatura; 548 atendimentos na farmácia 24 horas, 96 fisioterapias, 1.038 agendamentos de retornos, exames e pós-consultas; e 474 exames de ultrassonografia, raio x, ressonância magnética, tomografia e mamografia.
“Foi uma feliz coincidência essa ação de atendimentos em livre demanda. Eu liguei no Hospital de Olhos para marcar uma consulta, pois estava sentindo meu olho arranhando, e me avisaram dos atendimentos no fim de semana. Além de receber o atendimento para o problema relatado, descobri na consulta que preciso usar um óculos multifocal para melhorar minha visão”, relatou a moradora do Bairro Olímpico, Dalva Morgana.
“Há 20 dias pedi para agendar uma ginecologista e consegui passar aqui no Atende Fácil Saúde. Quando cheguei vi que havia clínico geral em livre demanda e já aproveitei para passar também. Infelizmente estamos sem convênio médico e temos utilizado os serviços da rede. Estamos gostando bastante”, afirmou Cintia Guccione, moradora do Bairro Boa Vista.
Cacilda Ferreira Morais, no Bairro Fundação, passou em consulta com a gastrologista. “Achei que o retorno foi satisfatório. Estava com os exames prontos e aguardando o retorno. Adorei o atendimento e a organização do espaço.”
Todas as consultas com os especialistas foram agendadas previamente, respeitando as prioridades e tempo de espera. Os exames de ultrassonografia, raio-x, mamografia, clínico geral e oftalmologista foram realizados em livre demanda com senha.
Durante o mutirão, em atendimentos de baixa complexidade, o paciente realizou o exame e já retornou ao médico de forma resolutiva.