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A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva (NAEI) da Secretaria de Educação, iniciou a Jornada de Apoio e Educação Parental: “Caminhos da Parentalidade – Fortalecendo Laços para o Cuidado, Educação e Encorajamento Familiar”. A ação integra o projeto “Eu, Você e o Mundo Compartilhado por Todos Nós – Um Caminho para a Construção Coletiva de uma Educação Humanizada, Empática e Compassiva”, que busca aproximar escola, famílias e comunidade em uma rede de apoio para a Educação Infantil.

A proposta parte do entendimento de que educar vai além da sala de aula: envolve sensibilidade, empatia e vínculos sólidos que respeitam a singularidade de cada criança e de sua família. A iniciativa promove espaços de diálogo e escuta, reforçando a corresponsabilidade entre profissionais da educação e famílias no desenvolvimento integral das crianças.

O primeiro encontro da jornada aconteceu na EMEI Helena Musumeci, no Bairro Nova Gerty, com o tema “Muito Além das Palavras: O Poder da Linguagem na Primeira Infância”. A atividade foi conduzida pela fonoaudióloga Juliana Regina Salim Guirão, integrante da Equipe Técnica Multidisciplinar do NAEI. O debate destacou a importância da comunicação e do vínculo afetivo na primeira infância, reforçando o papel essencial da família nesse processo.

A Jornada de Apoio e Educação Parental seguirá com novos encontros nos próximos meses. Em 27 de setembro, o tema será “Presença com Leveza: O Autocuidado como Ato de Amor”, na EMEI Maria D’Agostini, no Bairro Mauá, conduzido pela pedagoga Adriana Gomes da Fonseca, também do NAEI. Já em 18 de outubro, a pauta será “Brincar ou Clicar? O Desafio das Telas na Primeira Infância”, na EMEI Rosa Perrela, no Bairro Nova Gerty, com a psicóloga Ana Cristina Dias Ribeiro Lozano, outra integrante do NAEI.

Com essa iniciativa, a rede municipal de São Caetano do Sul reafirma seu compromisso em construir uma educação inclusiva, humanizada e transformadora, reconhecendo a importância da participação das famílias na formação das crianças e no fortalecimento da comunidade escolar.

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