
Três meses após o início da atualização cadastral, a Prefeitura de São Caetano do Sul já eliminou 61.603 moradores de outras cidades do cadastro de Saúde. Essas pessoas estavam utilizando indevidamente os serviços disponibilizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em unidades especializadas, fazendo aumentar a espera por atendimento a quem tem direito: o morador de São Caetano.
Além dos mais de 61 mil moradores de outras cidades, a atualização do prontuário eletrônico realizada pela Secretaria de Saúde identificou 1.065 óbitos e 6.247 cadastros duplicados. Dessa forma, o número de registros caiu de 260.927 para 192.012 – São Caetano possui 165.655 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Esse trabalho garante mais precisão nas informações da Secretaria de Saúde, conferindo mais eficiência nos atendimentos, maior assertividade na aplicação de recursos e assegurando o desenvolvimento de políticas públicas para quem realmente mora em São Caetano”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer.
Os moradores de São Caetano que fizeram o cadastro para atendimentos de Saúde há mais de dois anos devem comparecer ao Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651 – Centro) com RG, CPF, Cartão do SUS e um comprovante de residência para atualização.
A pessoa que comparecer a alguma unidade de Saúde e estiver com o cadastro desatualizado será atendida normalmente, e orientada a comparecer ao Atende Fácil posteriormente para a atualização.