
Celebrar é viver: São Caetano comemorou seu 148º aniversário com grandes shows musicais destacando os artistas da cidade, além de atrações circenses, intervenções itinerantes, brinquedos infláveis, chafariz interativo e muitas outras diversões para o público de todas as idades no Espaço Verde Chico Mendes.
Mais de 20 mil pessoas passaram pelo local no último fim de semana (sábado e domingo, 26 e 27 de julho) e na segunda-feira, 28, data em que se comemora a fundação do município, feriado local. Realizado pela Prefeitura de São Caetano e organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento teve o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, por meio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

“Hoje é dia de celebrar São Caetano e, principalmente, de parabenizar sua gente, que com trabalho, união e amor pela cidade, faz desta terra um exemplo de qualidade de vida. Obrigado a todos pela confiança que nos motiva diariamente. Cada conquista que entregamos é a forma mais sincera de retribuir esse carinho: com trabalho sério, responsabilidade e compromisso com o bem de todos”, declarou o prefeito Tite Campanella.
Com a política de entrada solidária, mediante a entrega de alimentos não perecíveis, a Prefeitura Municipal arrecadou nos três dias da festividade cerca de meia tonelada de alimentos, que será destinada ao Banco de Alimentos, gerido pelo Fundo Social de Solidariedade.
Não ficaram de fora da festa os food trucks com cardápio variado, praça de alimentação e a tradicional Feira de Artesanato & Gastronomia da cidade. A Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes” também marcou presença no evento, com peças exclusivas representando os profissionais do artesanato da cidade.
Artistas da cidade
A tradicional festividade de aniversário de São Caetano, reestruturada, teve agenda exclusiva no Espaço Verde Chico Mendes e grande parte da programação musical formada por artistas da cidade, como Porão 99, Elvis Andriolo, Victor Linns, Luigi e Leandro, Lucas Bressan, Lucas Ortegga, e Samba do Caxinha. A programação de shows foi temática, passeando por diferentes estilos musicais em cada dia da festa: rock and roll no sábado (26), sertanejo no domingo (27) e, a segunda-feira (28), foi dia de samba.
“São Caetano só tem a ganhar com o novo formato da nossa festa em comemoração ao aniversário da cidade. É muito importante valorizarmos os artistas locais, que não deixam a desejar em termos de capacidade técnica e presença de palco. E o nosso dever é fomentar esses artistas, oferecendo oportunidades como esta para eles apresentarem o seu trabalho”, destacou a secretária municipal de Cultura, Camila Zanon.

Segundo Luigi, da dupla Luigi e Leandro, “Estamos pela segunda vez participando dos festejos pelo aniversário de São Caetano. É ótimo quando a Prefeitura incentiva artistas regionais, que o público conhece. Muitas vezes, o artista não tem a oportunidade de se apresentar em sua cidade de origem.” De acordo com Leandro, “é uma oportunidade pra gente reencontrar a família, os amigos, e de estar ao lado de grandes músicos que passaram pelo palco hoje”.
“Eu amo minha cidade. Impossível não prestigiar um evento no parque Chico Mendes. Nestes shows de aniversário estou vindo todos os dias, então, não é gosto pessoal pelo estilo musical – rock, sertanejo ou samba – é gosto pela vida, por ser feliz. A valorização dos artistas locais ajuda a enaltecer a cidade e também traz o público dos municípios vizinhos para cá, o que é muito bom. Costumo vir ao parque para cuidar da saúde e, quando tem evento, trago minha família e amigos para prestigiar”, comentou, animada, a moradora do bairro São José e técnica em radiologia médica, Denise Damasio.
Para a representante comercial Thaís Blecha, amiga da Denise, moradora do bairro Barcelona, “O evento está leve, divertido, gostoso, em um ambiente familiar. É entretenimento, é família. Dá para trazer as crianças, a mãe, a avó, que todo mundo vai curtir. E os artistas que eram mais conhecidos nos barzinhos têm a oportunidade de se apresentar em um espaço amplo, ao ar livre, para todos os públicos.”
Travessias
Para celebrar os 148 anos do município, a Fundação Pró-Memória realizou a abertura da exposição fotográfica Travessias – Da Itália ao Núcleo Colonial de São Caetano, no Salão Expositivo localizado no Espaço Verde Chico Mendes, na última segunda-feira, 28 de julho.
A exposição conta a trajetória dos primeiros imigrantes e dos seus descendentes na cidade. Pelo prisma do trabalho, da religiosidade e do associativismo mutualista, a mostra propõe recuperar os caminhos trilhados por esses personagens, revelando a história que construíram em São Caetano. A chegada das primeiras famílias de italianos ao Núcleo Colonial, considerado marco histórico ocorrido no dia 28 de julho de 1877, foi transformada na data oficial da fundação da cidade.
Travessias – Da Itália ao Núcleo Colonial de São Caetano
Salão expositivo da Fundação Pró-Memória de São Caetano
Espaço Verde Chico Mendes | Av. Fernando Simonsen, 566, bairro São José, São Caetano
Visitação: de 29 de julho a 3 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Realização: Fundação Pró-Memória de São Caetano