São Bernardo segue em ritmo acelerado para cumprir o calendário de vacinação contra a Covid-19. A partir desta quarta-feira, 04/08, está aberto o agendamento das pessoas com 24 anos no site da Prefeitura (https://vacinacovid.saobernardo.sp.gov.br/) e no aplicativo São Bernardo na Palma da Mão. Além do cadastro no portal, é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado, para agilizar o atendimento no dia da aplicação.
De acordo com prefeito Orlando Morando, quase 80% da população já está vacinada com pelo menos a primeira dose e outros 30% com a segunda dose – números que resultaram na queda de internações e óbitos por Covid-19 na cidade. “Estamos mantendo o cronograma antecipado porque entendemos que esta é a melhor maneira de conseguirmos retomar outras atividades, como as cirurgias eletivas, as consultas de rotina e demais setores que necessitam de continuidade”, declarou.
Locais
O município dispõe atualmente de sete postos avançados, sendo um deles em sistema drive-thru, no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro) e os demais sem a necessidade do veículo: no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), no Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande), no Clube dos Meninos (Av. Caminho do Mar, 3222, Rudge Ramos), Centro Esportivo do Jardim Lavínia (Av. Capitão Casa, 1.500, Jardim Lavínia) e Ginásio Poliesportivo do CREC Vila São Pedro (Ruas Tiradentes, 1845, e Santo Antônio, 300). Todos funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Imunização
São Bernardo segue como a quarta cidade do Estado de São Paulo que mais vacinou sua população contra a Covid-19, atrás apenas da Capital, Campinas e Guarulhos. Até esta quarta-feira (04/08), foram aplicadas um total de 696.429 vacinas, sendo 497.085 referentes à primeira dose, 179.077 à segunda e 20.267 doses únicas.
Vacina contra a fome
A campanha Vacina Contra a Fome continua com a arrecadação de alimentos não perecíveis nos sete postos de vacinação contra a Covid-19. Uma ação iniciada em São Bernardo em março, por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS) em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e que, posteriormente, foi incorporada à campanha do Governo do Estado. As doações podem ser entregues das 8h às 12h e das 13h às 17h.