Com reforço em ações de segurança, município encerrou os últimos 12 meses com queda nos principais indicadores criminais. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Com reforço em ações de segurança, município encerrou os últimos 12 meses com queda nos principais indicadores criminais. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Um levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), nesta segunda-feira, 25/01, revela que São Bernardo Bernardo encerrou 2020 com redução no número de roubos, furtos, estupro e latrocínio. Segundo os dados divulgados, no ano passado, o município reduziu em 34,66% o número de furto de veículos da cidade, de 2.230 para 1.457 casos, na comparação com 2019. Houve redução ainda nas ocorrências de roubo de veículos, com recuo de 34,07% – caiu de 1.808 para 1.192 casos.

Além disso, também houve queda nas ocorrências de latrocínio (60%), roubos em geral (20,68%), roubos de carga (16,57%) e estupro (12,94%). Ainda em 2020, a cidade fechou o ano sem nenhuma ocorrência de roubo a banco.

Trabalho em prol da segurança

Resultado de conjunto de medidas tomadas pela Prefeitura de São Bernardo, a redução dos indicadores reforça os investimentos efetuados pela Administração municipal, chefiada pelo prefeito Orlando Morando, para intensificar ações de segurança em todo território da cidade, com destaque para a instalação do 1° Centro de Operações Integradas do Estado (COI) e realização de operações integradas entre as forças policiais, incluindo a São Bernardo Mais Segura.

“Por mais um ano, conseguimos diminuir os índices criminais, mês a mês, com medidas de segurança eficazes, que contemplam aumento do nosso efetivo, troca de viaturas, novas instalações para a Guarda Civil Municipal. Tudo isso tem nos permitido aumentar nosso patrulhamento nas ruas, garantindo o bem-estar da nossa população”, destacou Morando.

Resultados

O trabalho das forças policiais de São Bernardo, em 2020, resultou em 2.407 prisões e na recuperação de 636 veículos. Também foram registradas e combatidas 379 ocorrências de tráfico de entorpecentes.