Nesta quarta-feira, 05/01, a Secretaria de Saúde de São Bernardo decidiu suspender as visitas aos pacientes internados nos Hospitais da cidade por tempo indeterminado. Além disso, segundo informações divulgadas, as trocas de acompanhantes também terá um horário estabelecido para das 8h às 9h e das 20h às 21h, sendo uma troca por período e um acompanhante por vez.
A decisão foi tomada após o aumento de casos de gripes na cidade, além de novos casos de Covid-19 registrados nos últimos dias. De acordo com o último boletim divulgado na terça-feira, 04/01, o municipio possui 129.860 casos de Coronavírus em investigação na cidade. Para atender estes casos, há 117 leitos, sendo 74 deles em enfermaria e 43 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, 25 leitos de enfermaria e 8 leitos de UTI estão ocupados.
Síndrome Gripal
Os casos de Influenza registraram um aumento significativo nas últimas semanas. Por conta disso, 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão realizando atendimento exclusivo para pacientes com os sintomas da doença. Para isso, houve ampliação do acolhimento em 45 equipamentos da rede municipal, que soma ainda as 9 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Atendimento do Taboão e os 2 Centros Comunitários de Covid-19.
Devido os sintomas das doenças serem semelhantes, muitos pacientes têm dúvida sobre o diagnóstico. Por conta disso, o município também conta com atendimento online, onde os pacientes podem esclarecer questionamentos por meio do site: https://www.saobernardo.sp.gov.br/ – Na aba “Dúvidas sobre o Coronavírus”.