A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, reuniu os 300 professores que vão atuar como aplicadores na 3ª Avaliação Formativa da rede municipal, que envolverá as turmas do 1º ao 5º ano e turmas multisseriadas das 75 escolas da rede no período de 1 a 15 de dezembro. Os encontros foram realizados nos períodos da manhã e da tarde de terça (25/11) e quarta-feira (26/11), no salão do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), com o objetivo de informar e explicar aos aplicadores todos os detalhes da ação, além de tirar dúvidas.
Ao todo, 41.238 alunos serão avaliados nas capacidades de Alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática nesta terceira etapa. Criada neste ano com o propósito de identificar o estágio de aprendizagem dos estudantes e direcionar propostas pedagógicas, esta será a terceira avaliação com alunos da rede municipal. As avaliações serão realizadas nos períodos da manhã e tarde, durante o período de aula dos estudantes. Os professores que passaram pela formação vão aplicar a avaliação fora da unidade em que atuam, no contraturno de suas atividades docentes.
A primeira avaliação, realizada em março deste ano, revelou que 29,2% dos alunos do 2º ano da rede municipal estavam alfabetizados, ou seja, além de leitores, compreendem os textos. Outros 15,4% conseguiam ler, mas sem compreensão; 17% eram leitores de sílabas; 12% de palavras; 11,2% de letras; 8,2% de frases; e 6% ainda eram não leitores. A iniciativa teve como principal objetivo acompanhar o processo da aprendizagem dos alunos, mapear o estágio do nível de alfabetização, língua portuguesa e matemática, identificar avanços e apontar os desafios a serem superados.
“A avaliação é uma diferença para a nossa Secretaria de Educação, porque a gente consegue ter retratos da aprendizagem das crianças naquele momento. Quando a gente começou o processo de avaliação, em março, a gente já teve um retrato de como estava a aprendizagem das nossas crianças. Discutimos com os diretores quais ações, encaminhamentos, quais as necessidades para atender às dificuldades das nossas crianças. E avançamos. Temos avançado bastante, tem sido bem significativo”, frisou a professora Suseli de Paula Vissicaro, diretora do Departamento de Avaliação Externa, que está há 26 anos na rede municipal.
A segunda Avaliação Formativa foi realizada no período de 4 a 15 de agosto, com 8.106 estudantes do 2º ano, 8.579 do 5º ano e 127 das turmas multisseriadas (3º ao 5º), com total de 16.812 alunos de 75 escolas. Os resultados apontaram evolução na comparação com a avaliação inaugural, de março, o que significa que houve o cumprimento de meta estabelecida após o primeiro estudo, de alcançar o índice de 60% de alfabetização no 2º ano.
Nas turmas de 2º ano e multisseriadas, a avaliação tinha como foco o processo de alfabetização, enquanto nas do 5º o propósito foi medir o nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O resultado geral da rede municipal apontou 64% de alfabetizados no 2º ano, o que representa que, além de leitores, compreendem os textos, e 41% nas turmas multisseriadas. A média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano foi de 58% na avaliação de agosto.
“A formação para os aplicadores é muito importante, em virtude de qualificar o processo da Avaliação Formativa, gerando mais confiabilidade neste procedimento tão importante, que contribui para um diagnóstico mais preciso e transparente da nossa rede, ampliando as possibilidades de intervenção pedagógica qualificada de nossos docentes”, disse o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, que participou da abertura da formação com os aplicadores, na terça-feira.


















