Iniciativa envolve sensibilização de toda rede de Educação para arrecadação de óleo de cozinha usado; cidade registra recorde mundial. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Iniciativa envolve sensibilização de toda rede de Educação para arrecadação de óleo de cozinha usado; cidade registra recorde mundial. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

São Bernardo lançou nesta sexta-feira, 20/05, mais uma etapa do Programa Eco Óleo 2022. A campanha é direcionada, principalmente, à mobilização nas escolas de toda a rede de Educação – incluindo municipais, estaduais e particulares – para coleta e destinação adequada do óleo de cozinha usado. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente com o descarte correto do resíduo e seu reuso.

O programa permitiu em 2020 que São Bernardo fosse reconhecida como a cidade que mais coleta óleo usado pelo Guinness World Records. A marca foi atingida após o município arrecadar 50.501,88 litros do resíduo por meio da campanha organizada pela cidade em parceria com o Instituto Triângulo – na ocasião, a ação se deu entre 1º e 30 de novembro de 2019. A nova meta é arrecadar 60 mil litros, quantidade que pode preservar até 1,5 milhão de metros cúbicos de água limpa, o equivalente a 600 piscinas olímpicas.

Lançamento aconteceu no auditório do Cenforpe. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
 

“São Bernardo alcançou esses números graças ao empenho e mobilização da nossa rede. Só que, mais do que bater a marca, simbolismo do Guinness ou manter o título, o importante é trabalhar grande campanha de conscientização tendo foco na preocupação com o futuro do meio ambiente, colaborando com a não poluição das águas e rios, preservação da Represa Billings”, sustentou o prefeito Orlando Morando, que participou do evento ao lado dos secretários Silvia Donnini (Educação) e José Carlos Pagliuca (Meio Ambiente e Proteção Animal), bem como do presidente do Triângulo, Eduardo Maki, e da gerente regional unidade Billings, da Sabesp, Noemi Carrera.

A secretária Silvia Donnini destacou que a ação é aliada ao fato de São Bernardo ser “guardiã de grande tesouro”, em referência à Billings. Segundo a titular da Educação, os munícipes têm responsabilidade de cuidar da represa. “Temos que falar e agir sobre o valor da água que abastece São Bernardo e toda a Região Metropolitana de São Paulo. Por isso, a campanha não se trata meramente de ultrapassar recorde e, sim, fundamentar atitude ambiental responsável. Desta forma, nós e as próximas gerações precisamos guardar esse legado.”

Embora a campanha para reciclagem do óleo seja permanente, o projeto visa ampliar a arrecadação, na qual moradores podem, durante a empreitada, trocar 2 litros do resíduo por 4 pedras de sabão ecológico. A medida possibilita a destinação certa, uma vez que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas irregularmente no curso d’água, causam descontrole do oxigênio e morte de espécies marinhas. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira, entupimento de tubulações, além de atrair a proliferação de vetores de doenças, como ratos e baratas, riscos à saúde.

Nova etapa

Neste ano, novamente, a Prefeitura vai incentivar alunos da rede de ensino na campanha, abrangendo Ensino Fundamental, pré-escola e creche. A aferição da coleta está programada para ocorrer de 1º a 30 de junho – além das crianças, contudo, qualquer empresa ou cidadão pode participar da iniciativa ao levar uma garrafa PET aos cerca de 300 pontos de coleta, que ficam disponibilizados no site da Prefeitura (https://www.saobernardo.sp.gov.br/ecooleo). O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho.

Reciclagem

Como armazenar o óleo usado em casa? Depois de utilizar o óleo, é preciso deixar esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, o material deve ser colocado em uma garrafa de plástico, bem fechada para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando coletar boa quantidade, levar a garrafa a um ponto de coleta.