
Representantes e alunos de universidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, desembarcaram em São Bernardo para participar de cronograma do programa de Turismo Industrial, implantado pela Prefeitura. O grupo conheceu as instalações e atuação da empresa Masipack, situada na região da Paulicéia, que integra rota de visitação e é referência no projeto, encabeçando, inclusive, ações da iniciativa junto a empresários e público infantil.
Os estudantes frequentam, em sua maioria, o curso de Administração da Univates e fizeram um tour completo pelas dependências da Masipack, onde puderam ter acesso aos departamentos de usinagem, pintura, expedição, montagem e showroom para ciência de todo o funcionamento da empresa, que registra cerca de 400 colaboradores – a Masipack foi uma das primeiras companhias a aderir ao programa, diversificando o atendimento para proporcionar atividade atrativa aos visitantes.

A empresa recebe mais de 1.000 visitantes por ano. “Temos parcerias com empresas e universidades visando apresentar o circuito do Turismo Industrial da forma que adotamos em São Bernardo. Nós proporcionamos a visitação para dar oportunidade de troca de experiências, apresentar novas tecnologias. Esse modelo que utilizamos é importante até para a formação de pessoas”, sustentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.
O rol de ações junto à universidade vai contemplar, ao todo, quatro empresas. O grupo visitou, inicialmente, as empresas Mercedes-Benz e Convenção, na terça-feira (24/5), e irá conhecer a Zurich nesta quinta-feira (26/5).
Projeto
O Turismo Industrial de São Bernardo surgiu com objetivo de apresentar o perfil que identifica o município no segmento, colocando a cidade referência como destino turístico de âmbito nacional e internacional. Além do programa, São Bernardo completou três anos de classificação como MIT (Município de Interesse Turístico).