O Parque Engenheiro Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos), em São Bernardo, recebe neste fim de semana (6 e 7/5) o Festival Casa Aberta, evento que visa integrar economia criativa e arte em modelo sustentável de evento cultural. A atração contará com apresentação de bandas de rock alternativo conhecidas no cenário independente e que sobem ao palco na cidade pela primeira vez a partir das 13h.
Os destaques ficam por conta das bandas Francisco El Hombre e Terno Rei, mas a agenda de shows inclui ainda as bandas Maglore, Far From Alaska, Menores Atos, Morro Fuji, Contiue e Giovanna Moraes. A entrada no evento é gratuita.
“São Bernardo é berço de diversos artistas e, nada mais justo, a cidade abrigar um festival como este, que promete alavancar o cenário cultural no Grande ABC. A mistura entre artistas já consagrados no cenário brasileiro com artistas locais dá a dimensão de como a Secretaria de Cultura e Juventude procura colocar em evidência a produção cultural da nossa cidade”, declarou Fran Silva, secretário de Cultura e Juventude de São Bernardo.
INDICADA AO GRAMMY LATINO – A banda Francisco, El Hombre foi criada por dois irmãos mexicanos naturalizados brasileiros em 2013 na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, e indicada ao Grammy Latino de 2017 pela canção em língua portuguesa “Triste, Louca, Má”. O quinteto mistura elementos musicais de ambos os países e outros da América Latina, com base na experiência dos irmãos em viagens pelo continente, resultando em música cantada tanto em português como em espanhol e inglês.
RELAÇÕES SOCIAIS – Já a banda Terno Rei foi formada em 2010 e suas músicas tratam de assuntos cotidianos, como relações, saudade, autoconhecimento e amadurecimento. O grupo utiliza de arranjos e solos elaborados e o uso de sintetizadores. O festival contará com bandas de destaque no cenário nacional, em uma integração de nomes reconhecidos no cenário brasileiro e latino-americano com artistas locais integrantes da cena cultural da cidade que já desenvolvem trabalhos consistentes.
ESPAÇOS INTERATIVOS – O espaço terá ainda feira de economia criativa, que vai abrigar stands comerciais de variedades, como artigos de decoração, vestuário, artesanato, discos e outros. Já a exposição de artes plásticas terá obras de artistas locais, além de quadros, pinturas, grafite, caricaturas e esculturas.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 6 de maio
13h – Giovanna Moraes
14h30 – Morro Fuji
15h50 – Maglore
17h40 – Francisco, El Hombre
Domingo, 7 de maio
13h – Continue
14h30 – Menores Atos
15h50 – Far From Alaska
17h40 – Terno Rei