São Bernardo registra 43% dos empregos com carteira assinada na região do ABC em 2024. É o que aponta levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal, em clara mostra do sucesso das políticas públicas adotadas pela gestão do prefeito Orlando Morando. Conforme dados divulgados nesta terça-feira (30/4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade concentra saldo positivo de 5.002 novos postos no primeiro trimestre do ano.
Apenas em março de 2024 foram gerados 1.879 novos empregos em São Bernardo, que lidera com folga o cenário regional (40% do total) e ocupa a 4ª posição no Estado de São Paulo, atrás somente da Capital, Guarulhos e Campinas. Com maior densidade populacional, o município contabilizou 14.557 contratações no mês passado, ante 12.678 desligamentos no período. Os números da cidade são puxados, principalmente, pelo setor de serviços: 1.305 de saldo, seguido por comércio e indústria, com 452 e 153 postos, respectivamente.
Deste saldo positivo de 1.879 empregos em março, na fatia por grau de instrução, 1.619 foram ocupados por pessoas com ensino médio completo. Na análise por sexo, 1.182 referem-se ao público feminino e 1.054 estão na faixa entre 18 e 24 anos – e outros 348 de 30 a 39 anos.
“É uma grande satisfação identificarmos que, mais uma vez, São Bernardo consta com saldo extremamente positivo de empregos formais, segundo dados do Caged, em posição de destaque no Estado, garantia de crescimento e desenvolvimento. Os números apurados provam a pujança da cidade e que estamos no caminho certo, priorizando políticas públicas de fomento à criação de postos de trabalho e novas oportunidades, além da desburocratização e leis de incentivo fiscal para investimentos e geração de empregos da iniciativa privada”, frisou o prefeito Orlando Morando.
Entre as ações prioritárias da Administração municipal está a realização de feirões de emprego, notabilizada pela estrutura e organização, em parceria com a iniciativa privada – a última edição do evento ocorreu justamente em março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Outras medidas consideradas exitosas para impulsionar o resultado têm sido programa permanente de qualificação profissional e de atuação da CTR (Central de Trabalho e Renda), bem como medidas para atrair grandes empresas e empreendimentos à cidade, a exemplo recente da abertura do Outlet Premium, Sanca e da construção civil.
ÚLTIMOS 12 MESES – De acordo com o Caged, São Bernardo aparece em cenário favorável também no levantamento dos últimos 12 meses. Entre abril de 2023 e março de 2024, foram registrados 8.027 empregos no período.