Fotos: Divulgação

São Bernardo participa, nesta quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de outubro, da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, na Universidade Nove de Julho, na Capital. Delegados eleitos na etapa municipal das discussões, promovida em julho, levam a esta fase de debates 20 propostas eleitas pela cidade. A conferência estadual está sendo realizada por regiões ao longo do mês de outubro. Nesta semana, o evento reúne os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Sob o tema ’20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência’, a conferência tem como objetivo fortalecer as políticas públicas e aperfeiçoar a rede de serviços ofertados por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Neste sentido, cidades e Estados brasileiros definirão prioridades que serão levadas à etapa nacional de discussões. 

Fotos: Divulgação

“Nossa cidade trabalha de forma ativa para que as políticas públicas de proteção social sejam efetivas. E é pelo diálogo com gestores e profissionais do setor, com as instituições e com a sociedade civil que consolidamos novos caminhos para aprimorar nossas ações”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça. 

Após a fase de discussões regionais da Conferência Estadual, municípios paulistas participarão da etapa final do encontro, nos dias 29 e 30 de outubro. As propostas e delegados eleitos irão representar o Estado de São Paulo na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, programada para ocorrer em dezembro deste ano, em Brasília.

Fotos: Divulgação

CONFERÊNCIA MUNICIPAL – Entre os dias 2 e 4 de julho, São Bernardo promoveu a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O município destacou 20 propostas prioritárias levadas à etapa estadual de debates, entre as quais a realização de programas permanentes de qualificação e atualização dos trabalhadores do SUAS, voltados ao atendimento de grupos em maior vulnerabilidade – como idosos, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, pessoas com TEA, entre outros.

Eixos temáticos da Conferência Municipal de Assistência Social:

Eixo 1 – Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades;

Eixo 2 – Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;

Eixo 3 – Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e inclusão social no SUAS;

Eixo 4 – Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social;

Eixo 5 – Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

Fotos: Divulgação