A Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta segunda-feira (10/04), a campanha contra a Influenza para todos os grupos prioritários, que compreendem idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, população indígena, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa. As doses estão sendo administradas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) por livre demanda.
A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo. Diferentemente das últimas edições, a estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde, neste ano, é definida como etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis. Com base nas novas diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), 308.430 pessoas fazem parte dos grupos prioritários no município, que devem ser imunizadas até o dia 31 de maio, data prevista para encerramento da ação.
Para o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a campanha da Influenza ajuda o sistema de Saúde municipal, impedindo o agravamento dos casos e a necessidade de internação. “É uma vacina com bastante procura e foi uma decisão acertada ofertá-la para todos os públicos prioritários desde o início da campanha, para atingirmos o objetivo proposto da cobertura vacinal destes grupos, o quanto antes”, declarou.
VACINAÇÃO POR LIVRE DEMANDA – São Bernardo mantém a estratégia dos anos anteriores de ofertar a imunização contra a Influenza, por livre demanda nas 33 UBSs, bem como as doses contra a Covid-19 e demais vacinas do calendário nacional. Basta ir até uma das unidades portando documento de identificação, sem necessidade de agendamento.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO – O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.