Para intensificar a segurança no bairro do Rudge Ramos, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM), incluindo Ronda Ostensiva Municipal (Romu). A partir desta terça-feira (25/4), será ampliado o patrulhamento ostensivo e preventivo nas principais ruas e avenidas do bairro, com o destacamento de 17 viaturas do Baep, Romu, Rocam e Força Tática e cerca de 60 agentes de segurança.
Morando destacou que a Prefeitura não medirá esforços no combate à criminalidade e no reforço na segurança. “Para devolver a tranquilidade e combater a violência no Rudge Ramos começamos hoje uma ação especial com a Polícia Militar e a nossa GCM, que já tem atuado aqui no bairro para, justamente, prender essas quadrilhas e devolver a paz aos moradores”, disse o prefeito. “Essa ação começa hoje e não tem prazo para terminar”.
Secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos destacou ainda que a ação é uma resposta à sociedade “Estamos atentos aos acontecimentos nessa região e nosso efetivo vai patrulhar o bairro em seus horários mais críticos, garantindo assim a segurança da população”, disse.
QUEDA NOS INDICADORES – O trabalho conjunto entre a PM e a GCM já tem trazido resultados importantes para a diminuição dos crimes na cidade. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, na região do 2º DP (Rudge Ramos) houve queda de 28% nos casos de roubo de veículos no primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2022. Além disso, houve queda de 11% em outros tipos de roubos e recuo de 30% no furto de veículos, também em comparação ao ano passado.
“A segurança pública é dever do Estado, mas nós assumimos esse compartilhamento, pois acreditamos nessa integração, pois a segurança pública é uma batalha que se vence em conjunto”, completou o chefe do Executivo.
INVESTIMENTOS – Desde 2017, a atual administração vem realizando fortes investimentos na segurança, incluindo a entrega do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) do Estado, que abriga o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) e o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). A Prefeitura também ampliou o número de GCMs, passando a contar com a maior corporação do ABC e a segunda maior do Estado, além de entregar nova frota e armamentos, reformas de inspetorias e bases comunitárias em diversas regiões da cidade.