
Estudantes de 75 escolas do Ensino Fundamental de São Bernardo vão participar, entre os dias 4 e 15 de agosto, da segunda Avaliação Formativa de Alfabetização do ano, medida implementada e conduzida pela Secretaria de Educação. A iniciativa tem como principal objetivo acompanhar o processo da aprendizagem dos alunos, mapear o estágio atual do nível de alfabetização, identificar avanços e apontar os desafios a serem superados, considerando os resultados identificados na primeira avaliação, realizada no mês de março.

Nesta segunda etapa do processo de avaliação dos estudantes da rede municipal estarão envolvidas 1.593 turmas, alcançando 41.277 alunos, e aproximadamente 3.100 servidores — entre diretores, vices, coordenadores e professores —, além da equipe de apoio e das próprias famílias. A ação vai além da Secretaria de Educação: mobiliza todo o município e contará com a participação de cerca de 400 aplicadores externos, garantindo a lisura e a qualidade do processo avaliativo.
A aplicação externa da avaliação é um fator estratégico do qual a Secretaria de Educação não abre mão, o que assegura a imparcialidade e a credibilidade dos resultados, além de permitir uma análise mais objetiva do desempenho dos estudantes. “Esse olhar externo contribui para um diagnóstico mais preciso e transparente, ampliando as possibilidades de intervenção pedagógica eficaz”, frisou o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa.
As avaliações foram cuidadosamente elaboradas pela equipe da Seção da Avaliação Formativa da Secretaria de Educação, com o propósito de acompanhar, reavaliar e replanejar o percurso pedagógico a ser seguido no segundo semestre. A meta é proporcionar aos estudantes e professores as ferramentas necessárias para que todos os alunos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de São Bernardo, terminem 2025 alfabetizados e preparados para continuar o desenvolvimento de aprendizagem no ano seguinte.

“A avaliação é um instrumento essencial para orientar as práticas pedagógicas e fortalecer o processo de ensino, reafirmando nosso compromisso em elevar, continuamente, a qualidade da Educação no município”, pontuou Jussara Bezerra, secretária adjunta de Educação.
PRIMEIRA ETAPA – A Avaliação Formativa de Alfabetização realizada no começo do ano, inédita em âmbito municipal, revelou que 29,2% dos alunos do 2º ano da rede municipal de São Bernardo estavam alfabetizados, ou seja, além de leitores, compreendem os textos. Outros 15,4% conseguiam ler, mas sem compreensão; 17% eram leitores de sílabas; 12% de palavras; 11,2% de letras; 8,2% de frases; e 6% ainda eram não leitores.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as crianças do País devem concluir o 2º ano do Ensino Fundamental I alfabetizadas. No entanto, o diagnóstico realizado em São Bernardo apontou que 49,9% dos alunos que ingressaram no 3º ano em 2025 estavam alfabetizados, o que significa que quase metade concluiu o 2º ano em 2024 sem a devida alfabetização.