Número de estudantes matriculados para o ensino presencial no segundo semestre chega a 1.311; outros 31 fazem Educação a Distância no polo da escola Neusa Bassetto - Fotos: Divulgação/PMSBC

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, para localizar e convencer moradores que abandonaram a escola, ainda nos anos iniciais, a retomar e concluir os estudos apontou que o caminho está correto. Mais 14 pessoas decidiram aceitar o ‘convite’ e já estão matriculadas para o ensino presencial no 2º segmento (do 5º ao 8º ano), que foi expandido para duas novas unidades neste segundo semestre: EMEB Professor Claudemir Gomes do Vale, no bairro Montanhão, e EMEB Professor Ramiro Gonçalez Fernandes, no Taboão.

A expectativa é que o número de novos estudantes aumente ao longo do segundo semestre deste ano, já que a pesquisa para mapear o nível de escolaridade entre jovens e adultos, realizada em junho pela Secretaria, recebeu questionários respondidos por 3.000 moradores. Destes, 115 informaram que nunca estudaram ou abandonaram os estudos antes de completarem o Ensino Fundamental, 75 colocaram nome e deixaram contato, que eram opcionais, e ainda podem se matricular.

A diretora da seção de Tutoria da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de São Bernardo, Caren da Silva Martinez, destacou o trabalho que tem sido realizado para reforçar a modalidade. “Abrimos em duas unidades o segundo segmento, que seria do 5º ao 8º termo (equivale do 6º ao 9º ano), e isso é um ganho. E é muito importante entendermos que é resultado do trabalho das escolas, dos professores, das equipes gestoras e que temos que olhar e saber que é uma vitória.”

A Secretaria de Educação, por meio da equipe gestora da EJA, planeja realizar mais uma pesquisa neste segundo semestre com o objetivo de mapear os bairros onde estão os moradores que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Para garantir maior efetividade e alcance do levantamento, a área via buscar parceria com outras secretarias, como Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – Cabe frisar que outros 31 alunos são atendidos pelo Polo de Educação a Distância (EaD) que foi criado, recentemente, na Escola Municipal de Educação Bilingue para Surdos Neusa Bassetto, no Rudge Ramos. A abertura envolveu levantamento presencial junto aos estudantes – em torno de 300 – da EJA, que faziam aulas no formato EaD, para saber quantos gostariam de concluir o ciclo neste formato. A pesquisa revelou que 61 preferiam o modelo, mas até o momento apenas a metade aderiu.

“São 31 estudantes que saem de bairros diversos, pegam o transporte e vão uma vez por semana presencialmente a essa unidade escolar, onde abrimos o polo para que possam concluir os seus estudos por meio da EaD. Foram muito bem acolhidos, foi um processo cuidadoso, próximo, pois fomos às unidades onde estavam matriculados, conversamos com a equipe gestora, com os alunos, professores, levamos a equipe do Polo EaD. E a gente vê resultados, já que estivemos na escola e vimos os estudantes ali no presencial. Então, acho que isso é muito significativo, assim como a disponibilidade e o trabalho dos professores e equipes gestoras”, apontou Caren.