O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou neste sábado (04/05) que enviará uma força-tarefa para ajudar nas buscas aos desaparecidos na tragédia provocada pelas fortes chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul. A missão, prevista para sair do município na manhã desta segunda-feira (06/05), contará com a presença de Guardas Civis Municipais, profissionais da Saúde e agentes da Defesa Civil. Serão enviadas ainda ambulâncias, embarcações e viaturas para o resgate de vítimas
A força-tarefa de São Bernardo contará com efetivo de aproximadamente 20 profissionais que possuem experiência no salvamento em situações de desastres, atuação em estruturas colapsadas e resgate de vítimas que estão ilhadas em cenários de alagamento e inundação. Além disso, profissionais da Saúde também estarão na missão para ajudar no resgate e nos primeiros socorros.
Para dar suporte a essa equipe, serão enviadas duas picapes da Defesa Civil, outras duas picapes e duas embarcações da Guarda Ambiental, além de duas ambulâncias da Saúde e três viaturas da GCM. Os veículos serão enviados com o apoio do Sindicato dos Cegonheiros, que cedeu à Prefeitura um caminhão para fazer o transporte até as cidades afetadas pelas fortes chuvas.
“Entendendo a necessidade de apoio neste momento às vítimas desta tragédia, montamos com nosso time de secretários uma missão para prestar esse apoio no que for preciso. O foco agora é mobilizar reforços humanitários para ajudar na busca e resgate de vítimas que possam ter nessas cidade, como também levar equipamentos e doações que vão ajudar as famílias que perderam tudo nessas chuvas”, destacou Morando.
A estratégia da missão foi definida nesta manhã de sábado, quando o chefe do Executivo municipal se reuniu com os secretários Coronel Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana), Marcos Cayres (Serviços Urbanos), Edson Nakazone (Saúde, em exercício), além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greici Picolo, e do diretor da Defesa Civil, Anderson Cavalcante. Na ocasião, o prefeito repassou um pouco da situação no Estado do Rio Grande do Sul, após ele ter conversado com o governador Eduardo Leite e com o Coronel Euclides, que está coordenando as ações de resgaste nas cidades afetadas.
COORDENAÇÃO – A missão de São Bernardo será coordenada pessoalmente pelo secretário de Segurança Urbana do município, Coronel Carlos Alberto. “Vamos oferecer todo apoio que os nossos irmãos do Rio Grande do Sul precisam. Então vamos mobilizar pessoas qualificadas para ajudar quem mais precisa”.
DOAÇÃO – Paralelo a força-tarefa, a Prefeitura de São Bernardo, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Assistência Social, promoverá a partir deste domingo (05/05) a arrecadação de doações para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Neste momento, serão aceitos itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água. As doações poderão ser feitas no Banco de Alimentos, situado na Avenida Redenção, 271 – Centro, das 9h às 17h. A arrecadação ocorrerá até sexta-feira (10/05).