A equipe especializada da Prefeitura de São Bernardo que prestará apoio no resgate às vitimas da tragédia climática que abala o Rio Grande do Sul partiu, na manhã desta segunda-feira (6/5), rumo a Porto Alegre. O grupo conta com 25 profissionais qualificados das áreas da Segurança, Defesa Civil e Saúde, além de 11 equipamentos, como viaturas móveis, embarcações e ambulâncias. A ação integra força-tarefa idealizada pelo prefeito Orlando Morando junto ao secretariado no último sábado (4/5).
A comitiva é coordenada pelo secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto dos Santos, e envolve ainda 12 guardas civis municipais, oito profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo um médico, e quatro agentes da Defesa Civil. Além do reforço humano, também foram enviadas duas picapes da Defesa Civil, duas picapes e duas embarcações da Guarda Ambiental, duas ambulâncias e três viaturas da GCM, todos transportados por carretas cedidas pelo Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg).
O chefe do Executivo municipal fez questão de acompanhar a saída da comitiva, da Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo, rumo ao Sul do País. “Essa é a nossa contribuição para auxiliar nesse momento difícil. Conversei com o governador Eduardo Leite e com moradores, que me garantiram que toda ajuda é bem-vinda. Desde já parabenizo esses homens e mulheres que saem de São Bernardo com esse espírito solidário, sabendo que vão encontrar pela frente um cenário de guerra, com dor e sofrimento, e que serão fundamentais para ajudar no atendimento das pessoas e na recuperação daquele Estado”, ressalta.
“Saímos da nossa cidade num gesto de solidariedade para com a população gaúcha, que está sofrendo as graves consequências das fortes chuvas. Não temos data nem horário para retornar para nossas casas e nossas famílias, sabemos que será uma missão árdua, mas nos voluntariamos em cumprimento do nosso dever de cidadãos, representando São Bernardo nessa nobre causa”, ressaltou o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto dos Santos.
Conforme explica o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coordenador da ação, o trajeto inicial será de 1.135 quilômetros, entre São Bernardo e Porto Alegre, com estimativa de chegada ao solo gaúcho já nesta quarta-feira. “Estou em contato direto com o tenente-coronel Euclides Neto, que é a pessoa que está chefiando as operações no Rio Grande do Sul, e ele quem vai orientar nossa atuação a partir da nossa chegada”, diz.
SITUAÇÃO GRAVE – Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já causaram a morte de pelo menos 83 pessoas, segundo levantamento da Defesa Civil do Estado, além de registrar mais de 100 desaparecidos e cerca de 300 feridos. A situação é agravada pela previsão meteorológica, com estado de alerta para novos temporais.
SOLIDARIEDADE – Em outra frente de apoio ao Rio Grande do Sul, a Prefeitura de São Bernardo organizou ponto de arrecadação de doações, por meio do Fundo Social de Solidariedade. Estão sendo aceitos itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água. As doações devem ser feitas no Banco de Alimentos, situado na Avenida Redenção, 271, Centro, das 9h às 17h.