
Foi em clima de festa e emoção que a população da Vila São Pedro, em São Bernardo, recebeu a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) São Pedro II, substituindo o antigo imóvel, que funcionava desde 2023 de maneira provisória. A UBS é a primeira da cidade que funciona como referência para a saúde da população indígena em contexto urbano.
A Prefeitura de São Bernardo, sob comando do prefeito Marcelo Lima, entregou unidade com 20 consultórios, sendo dois com banheiro para atendimento ginecológico e seis para atendimento de saúde bucal. O equipamento conta com seis equipes de saúde da família (na antiga unidade eram quatro) e quatro equipes de saúde bucal. A UBS tem com amplos espaços, auditório, salas de imunização, coleta, procedimentos, entre outras dependências, e teve mais de R$ 13 milhões em investimento.
Lideranças indígenas de São Bernardo e do ABC participaram da entrega, classificada por elas como um momento histórico. “Sou residente de São Bernardo há 14 anos. Estou hoje com a minha filha Sara, que está comigo na luta desde que nasceu, e quero agradecer ao prefeito e dizer que é uma honra, termos essa unidade, pela qual luto há muito tempo”, afirmou Kilvane Pankararu, moradora do Bairro dos Casa.
A cacica Jaqueline Haywã, da etnia Pataxó Hã Hã Hãe, liderança indígena do ABC, agradeceu pelo pioneirismo. “A cidade tem 1.300 indígenas vivendo aqui e isso será muito mais do que uma UBS, mas um reconhecimento da nossa existência”, afirmou. Também estiveram presentes as lideranças indígenas Elaine Mayó, o vice-cacique Fabio Kamãk e Ãgohó Ãnkerê Pataxó, da etnia Pataxó Hã Hã Hãe, e Elaine Pankará.

O prefeito Marcelo Lima destacou que o equipamento entregue tem foco na prevenção e na promoção da saúde, uma unidade moderna, nova, no padrão de tudo o que tem sido entregue no seu governo. “Essa cidade mudou, agora é governada para todos que vivem aqui. E aqui na Vila São Pedro já entregamos a UPA reconstruída, mais de 70 ruas já estão sendo recapeadas, vamos ter aqui a primeira creche noturna e é assim que a gente vai fazendo uma São Bernardo cada vez mais para frente”, completou. O chefe do executivo também agradeceu aos trabalhadores da saúde. “Sem vocês, que se dedicam todos os dias, nada seria possível”, declarou.
Durante sua fala, o prefeito chamou ao palco a jovem Jady Pereira de Sá, que fez parte da turma de 20 adolescentes da rede pública da cidade que foram estudar um mês na Irlanda, no programa inédito de intercâmbio Conecta São Bernardo. Jady é descendente da etnia Pankará e moradora da Vila São Pedro. “Jady foi para a Irlanda, acabou de se formar num curso de inglês intensivo que oferecemos no prédio do programa Faculdade Municipal, que ficou muitos anos abandonado lá na Marechal, que já tem 200 alunos e vai selecionar mais 200”, citou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou a visão humana que o prefeito Marcelo Lima tem dado à sua gestão. “Nunca a região teve tantas entregas quando neste período de menos de um ano do prefeito Marcelo Lima, que começou abrindo as portas do Hospital de Urgência, que reconstruiu a UPA São Pedro, que hoje parece até um hospital; e agora entrega essa nova unidade, já que a outra era um remendo, para que todos sejam atendidos com dignidade”, completou.

Assessor de direção do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Antonio Carlos Bezerra esteve à frente do processo de capacitação em saúde de indígenas em contexto urbano, pelo qual passou a equipe de saúde da UBS São Pedro II. Bezerra explicou que com a demanda das lideranças por um atendimento especializado, foi procurado o Projeto Xingu, que auxiliou na estruturação da formação. “A diferença principal é o acolhimento, o respeito às diferenças culturais, às particularidades de cada etnia, e essa equipe será matriciadora, ou seja, vai capacitar outras até que toda a rede esteja preparada para atender a população indígena com o máximo de acolhimento”, concluiu.
A UBS São Pedro II funciona a partir deste sexta-feira, 12 de dezembro, na Rua Tiradentes, 1845, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Participaram do evento de entrega, além do prefeito Marcelo Lima e do secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, das lideranças indígenas, a vice-prefeita Jessica Cormick, o secretário de Projetos e Obras, André Marzola, o secretário-adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima e diversos vereadores e lideranças locais.

















