Cidade liderou pelo terceiro mês consecutivo geração de empregos no ABC; dados oficiais são do Caged. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Cidade liderou pelo terceiro mês consecutivo geração de empregos no ABC; dados oficiais são do Caged. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que a cidade de São Bernardo encabeça a geração de empregos com carteira assinada no ABC em abril, registrando saldo positivo de 1.609 postos de trabalho criados. É o terceiro mês consecutivo de liderança no ranking regional. Os dados foram listados pelo Ministério da Economia e oficializados nesta segunda-feira (06/06). Foram 11.081 contratações no período ante 9.472 demissões no âmbito local, uma variação de 0,63%.

Os números dos últimos 12 meses são amplamente favoráveis dentro do rol federal, mostrando cômputo positivo de 13.556 empregos formais registrados na cidade. O resultado refere-se à diferença entre as admissões no período (127.251) e aos desligamentos (113.695), uma variação de 5,61% no intervalo de maio de 2021 a abril deste ano. Já o saldo no acumulado do ano, considerando o período de janeiro até agora, é marcado por 4.393 postos de trabalho, com 45.415 contratações e 41.022 demissões – variação de 1,75%.

O setor de serviços continua sendo a grande mola propulsora do êxito alcançado por São Bernardo no mês. Isso porque é responsável por 6.973 admissões em abril, representando 77% do total de contratações na cidade, contra 5.879 desligamentos, um saldo positivo de 1.094 empregos. Na sequência do quadro aparecem o setor de comércio, com 2.206 carteiras assinadas, um saldo de 309, de indústria, concentrando 1.130 admissões, e construção civil, que registra 765 contratações no período.

São Bernardo liderou geração de empregos na região pelo sexto mês consecutivo, de acordo com dados do Caged. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
São Bernardo liderou geração de empregos nos últimos meses. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

“É uma satisfação enorme identificar mais uma vez números significativos da cidade mesmo em cenário de recuperação econômica diante da pandemia. São Bernardo tem adotado medidas efetivas para impulsionar a geração de oportunidades, emprego e renda, até por entender que a Covid trouxe um panorama de dificuldade social a série de famílias. Ampliamos, por exemplo, as vagas para cursos de qualificação profissional junto ao Senac, o que acarreta um impacto na inserção no mercado de trabalho”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

Além de contabilizar grade de cursos de capacitação aliada à criação de incentivos fiscais, o volume positivo de São Bernardo formalizado pelo Caged pode ser atrelado ainda ao sucesso gerado pelo feirão de emprego concretizado no dia 8 de março na Esplanada do Paço Municipal, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, voltado exclusivamente ao público feminino, e que reuniu cerca de 5.000 pessoas interessadas – a maioria das empresas consolidou processo seletivo, estendendo o prazo de admissões.

Apoio

Outro ponto de destaque vinculado ao fomento de geração de emprego em São Bernardo é a atuação da CTR (Central de Trabalho e Renda). O órgão opera, na prática, como parceiro das empresas da cidade para auxiliar na recolocação no mercado, facilitando a ligação entre a iniciativa privada e quem está em busca de trabalho formal. A agência fica na Rua Padre Lustosa, 48, no Centro, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 15h. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 2630-7600/7618.