Reunião com a Comitiva da Presidência da República/Foto Igor Cotrim SBC

São Bernardo foi a cidade escolhida para abrigar, no próximo dia 18 de outubro (sábado), o Aulão Preparatório para o Enem 2025 no ABC, evento que será realizado também em outros municípios espalhados pelo País. O objetivo da ação é incentivar a participação dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. A expectativa do Governo Federal, que está à frente da organização do Aulão em nível nacional, é a de que em torno de 5.000 alunos de cursinhos populares marcarão presença em São Bernardo – aproximadamente 100 ônibus devem se deslocar para o local no dia.

A organização da atividade no ABC foi alinhada na manhã desta terça-feira (7/10), em reunião no salão nobre do Paço Municipal de São Bernardo conduzida pela prefeita Jessica Cormick, acompanhada do representante do gabinete da Presidência da República, José Laelson de Oliveira, o Léo. A cidade teve outros nomes no encontro, cujo ponto central de discussão foi o local do evento: os secretários de Educação, Júlio César da Costa, de Governo, Ivan Silva, e de Programas Governamentais, Hiroyuki Minami, bem como os adjuntos de Educação, Jussara Bezerra, e de Comunicação, Renato Targino.

“Estou muito feliz pelo fato de São Bernardo ter sido escolhida para receber o Aulão do Enem, evento que é muito importante porque a gente precisa motivar os nossos adolescentes. E nada melhor que um aulão assim, tão gigante, aqui na nossa cidade, para mostrarmos ao Brasil e ao mundo que a gente está fazendo isso; e espero que seja aqui no Paço, que é um lugar simbólico. Então, mais uma vez agradeço por termos esse evento em São Bernardo”, frisou a prefeita Jessica Cormick.

Como o evento vai além das fronteiras de São Bernardo, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC também atuou na articulação para defender a agenda na região. O prefeito de Ribeirão Pires e presidente interino da instituição, Guto Volpi, o secretário executivo e o diretor de Programas e Projetos da entidade, Aroaldo Oliveira da Silva e Diego Tavares, respectivamente, marcaram presença no encontro. Os três se comprometeram a trabalhar junto às outras prefeituras da região, no sentido de reforçar a ação e mobilizar os estudantes.

Reunião com a Comitiva da Presidência da República/Foto Igor Cotrim SBC

PROGRAMAÇÃO – Como representante do gabinete da Presidência da República incumbido de definir detalhes do Aulão em São Bernardo, José Laelson de Oliveira, o Léo, esclareceu pontos da programação, participantes e temas da iniciativa. Ele apontou também o espaço inicialmente escolhido para a atividade: área próxima ao campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) na cidade.

Como o local escolhido é aberto e depende da montagem de toda a estrutura – como banheiros para receber os estudantes, além de outras pessoas interessadas no evento -, a prefeita sugeriu de pronto outros locais, como o Ginásio Poliesportivo, além de outras opções, como os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo (ex-Vera Cruz) e a Esplanada do Paço Municipal – o preferido da maioria dos presentes ao encontro. Léo anotou todas as sugestões para apresentar às áreas envolvidas, como o Ministério da Educação (MEC) e o Gabinete da Presidência.

“O Aulão simboliza a integração entre a educação, a cidadania e a inclusão social, valores centrais do governo Lula. O evento consolida a presença do Estado junto à juventude trabalhadora e reforça o papel transformador da educação como instrumento de mobilidade e justiça social. O objetivo, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é realizar uma atividade simbólica e educativa, voltada à preparação e incentivo à participação dos estudantes no Enem 2025”, sustentou Léo.

Reunião com a Comitiva da Presidência da República / Foto Igor Cotrim

CRONOGRAMA – Conforme a programação elaborada pelo Governo Federal, o Aulão Preparatório do Enem envolverá temas que serão tratados por ministros e pelo presidente Lula, que fará o encerramento do evento, previsto para o período das 11h30 às 12h. Antes dele falarão Simone Tebet (ministra do Planejamento e Orçamento), Macaé Evaristo (ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania), Geraldo Alckmin (vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Camilo Santana (ministro da Educação).