Para facilitar o acesso da população aos atendimentos de saúde, a Prefeitura de São Bernardo lançou um mecanismo que disponibiliza serviços online por meio do aplicativo do WhatsApp, nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A instalação do aplicativo em tablets, adicionados aos serviços na recepção das unidades, proporcionou atendimento remoto rápido, evitando aglomeração na recepção, e principalmente, o deslocamento de pacientes sem a real necessidade até o local e a exposição ao risco do coronavírus e de outras doenças.
Funcionamento
O funcionário da UBS mescla os atendimentos de forma presencial e virtual, por meio de uma conta bussiness. Portanto, cada unidade tem o próprio número de contato, divulgados aos usuários.
Serviços disponibilizados
Dentre os serviços disponíveis estão: agendamento e confirmação de data e horário de consultas e exames, avisos gerais, pedido de trocas de receitas de medicamentos controlados, teleatendimento, aviso de campanhas de vacinação e triagem de pacientes para atendimentos de grupos das linhas de cuidado. Além disso, é possível fazer sugestões e reclamações.
Como resultado desta oferta de serviço online, é possível tirar o excedente de pacientes de dentro da UBS e aumentar ao acesso à UBS, porém de forma mais qualificada, em que um serviço não substitui o outro. Quando o atendente não consegue resolver de forma imediata a solicitação do paciente, o retorno deve demorar no máximo 72h.