Dentre os festejos para celebrar os 75 anos do Riacho Grande, a Prefeitura de São Bernardo realizou neste sábado (2/12) o primeiro desfile cívico-militar do subdistrito, com o tema “Os patrimônios históricos e culturais do Riacho Grande”. Organizado pela Secretaria de Educação, o evento abordou diversos temas, entre eles a colônia dos pescadores, barcos e a marina, o cambuci, o Parque Municipal Estoril, a Represa Billings, a Mata Atlântica, a Prainha da Billings, além de toda fauna e flora local.
A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Morando, da secretária de Educação, Silvia Donnini, demais secretários municipais, vereadores e população do entorno. Na abertura do desfile, o chefe do Executivo relembrou os inúmeros investimentos para a região, que tem forte apelo turístico, dentre eles, a reforma de todas as EMEBs, a inauguração de uma nova creche e a reforma da outra já existente.
“Nesta semana lançamos o Guia Turístico e Gastronômico de São Bernardo, com grande parte das atrações da região. Começa hoje ainda a implantação de vinte quilômetros de luz de led, com o Programa Mais Luz. Vamos reformar o deck da Prainha para esse próximo verão e vamos dar uma atenção especial ao Pós-Balsa, levando água para aquela área. Um sonho antigo, que iremos concretizar”, anunciou Morando.
PARTICIPANTES DO DESFILE – Entre os participantes do desfile, destaque para integrantes da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária, do Corpo de Bombeiro, da Polícia Civil, da Guarda Civil Municipal, da Guarda Ambiental, da Sabesp, da Secretaria de Meio Ambiente, além da comunidade das escolas do Riacho Grande (municipais e estaduais), desbravadores, representantes dos povos indígenas, participantes das modalidades da Secretaria de Esportes, membros do Lions Clube, carroceiros, cavaleiros, pessoas ligadas à Colônia dos Pescadores, ceramistas e produtores do Pós-Balsa.
HISTÓRIA – O distrito do Riacho Grande, localizado a 11 quilômetros do Centro de São Bernardo, foi criado oficialmente em 24 de dezembro de 1948, e abriga mais de 40 bairros, como Rio Grande, Finco, Capelinha, Jardim Cocaia, Estoril, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, entre outros. Sua importância histórica remete ao século XVI, quando a área era atravessada por caminhos que ligavam o planalto ao litoral paulista, sediando pousadas e ranchos que serviam aos viajantes. A partir de 1927, com a criação da Represa Billings, e, mais tarde, com a Prainha e do Parque Estoril, além de outras atrações, a região ganhou vocação turística, atraindo milhares de visitantes.