Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 75 escolas da rede municipal de São Bernardo iniciaram na semana passada as provas de Língua Portuguesa e Matemática da edição 2025 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão aplicadas até o dia 31 de outubro por profissionais contratados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para os alunos do 2º ano do Fundamental, a avaliação é amostral. Os resultados finais serão divulgados em agosto de 2026.
A expectativa da Secretaria de Educação é a de que 8.585 estudantes (311 turmas) do 5º ano participem da edição deste ano, que é realizada a cada dois anos pelo governo federal. O calendário de provas no município foi dividido em oito dias, com número de escolas que variam de quatro a 18 a cada dia. Os alunos do 5º ano devem responder a 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática, além de questionários para alunos, professores, diretores e gestores municipais de educação.
Diferentemente das provas e testes adotados nas escolas que acompanham a evolução individual de cada estudante, o Saeb tem o objetivo de avaliar as redes e os sistemas de ensino (público e particular) do Brasil. Os resultados auxiliam no monitoramento dos níveis de aprendizagem, na formulação de indicadores — tal como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) — e de subsídios para a elaboração de políticas públicas.
Aliás, um dos desafios da rede municipal de São Bernardo é alcançar a recuperação na nota do IDEB, que foi 5,7 em 2023, o menor índice desde 2017, quando foi 6,9, repetido em 2019 e que iniciou sua trajetória de queda em 2021, quando a cidade registrou média de 6,4 (na pandemia). “Em 2025, com o trabalho das gestões escolares, dos professores e profissionais das escolas, a perspectiva é superar todos os IDEBs da história de São Bernado. Para tanto, a ajuda de toda sociedade civil, em particular das famílias, é imprescindível nesse período de provas, que devem incentivar os filhos a participarem de todo o processo”, pediu o secretário de Educação, Júlio César da Costa.
O objetivo do governo federal é chegar até as escolas por meio de informações de professores e alunos, em busca da melhoria da qualidade educacional. Atua com sete dimensões: atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. O resultado do SAEB é um dos componentes que gera o IDEB de cada escola e do município, podendo ser utilizado como critério para a distribuição de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e outros programas.
RESPEITO E COMPROMETIMENTO – Se depender da participação dos alunos do 5º ano da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professor André Ferreira, no bairro Ferrazópolis, assim como de outras unidades nas quais as aplicadoras da FGV Sandra Grandini e Thamires Elide estiveram desde segunda-feira (20), São Bernardo vai alcançar o resultado esperado. Segundo elas, o comportamento dos estudantes, de respeito e comprometimento, foi surpreendente, embora admitam que em pelo duas outras unidades onde estiveram encontraram praticamente o mesmo nível.
“O que eu achei mais importante aqui, mesmo a professora não estando na sala de aula, os alunos respeitaram a gente (aplicadoras). É uma escola maravilhosa, com alunos super atenciosos, respeitaram o coleguinha que não tinha terminado. Respeitaram quando pedi para que não conversassem sobre o que tinham ou não respondido, que conversassem na hora de intervalo, para não atrapalhar o outro. Foi muito lindo”, disse Sandra. “As salas estavam cheias, o que mostra o interesse e comprometimento dos alunos, que têm uma relação de amizade e de respeito com todos,” pontuou Thamires.
Diretora da EMEB Professor André Ferreira há 20 anos e servidora da Educação desde 1999, Ana Paula Vilas Boas Caetano lembra que os índices de repetência e de evasão na unidade são muito baixos, que a escola não é alvo de vandalismo ou de furtos porque a comunidade do entorno tem o sentimento de pertencimento e ajuda a cuidar. Além disso, ressaltou que a unidade alcançou as metas estipuladas pela Secretaria de Educação, de 60%, para a prova de avaliação realizada em julho com estudantes de 2º e 5º anos – atingiu média de 60,6. E fez uma ressalva.
“Esses alunos do quinto ano, uma coisa que a gente não pode esquecer, e muito importante reforçar, é que esses que estão saindo não fizeram o primeiro ano presencial, por conta da pandemia de Covid. Então, eles foram alfabetizados a distância. É a última leva que a gente teve que fazer a recomposição de aprendizagens, porque aquele período prejudicou muito”, comentou a diretora, que estava acompanhada da vice-diretora Juliana Rosa de Oliveira, no cargo há 14 anos.




















