A cidade de São Bernardo bateu recorde de vagas no ano e fechou o mês de novembro com saldo positivo de 2.655 empregos formais. Os dados oficiais são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e divulgados nesta quarta-feira (28/12) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. É o melhor cenário do município nos últimos 12 meses e superior ao verificado no mesmo mês do ano passado, na contramão do panorama observado no País, que teve queda de metade dos postos de trabalho.
Em novembro, São Bernardo registrou 11.523 contratações e 8.868 demissões, uma variação de 1%, de acordo com o levantamento do governo federal. Os números se referem a empregos abertos com carteira assinada, e são as próprias empresas que preenchem as informações no sistema. Os dados foram puxados, principalmente, pelo setor de serviços, com saldo de 2.008 postos, e comércio, que registrou a ocupação de 604 vagas.
O saldo de empregos formais coloca São Bernardo novamente no topo do ranking dentro da esfera do Grande ABC, apresentando mais que o dobro das vagas geradas pela segunda colocada da região, e alcançou no período a terceira posição entre as 645 cidades do Estado, atrás somente da Capital (26.929) e de Barueri (5.306), superando outros grandes municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
“Os números nos trazem enorme satisfação. Temos destacado como prioridade em São Bernardo a geração de empregos, criando um ambiente propício à iniciativa privada para a abertura de vagas e novos investimentos na cidade. Essa nossa política, incluindo lei de incentivo à criação de emprego, feirões, transparência e o fato de não aumentarmos impostos durante todo mandato, mostra credibilidade e vem proporcionando saldo positivo de postos mês e mês”, sustentou o prefeito Orlando Morando.
FOMENTO – O mês de novembro coincide com o último feirão de emprego promovido pela Prefeitura, que ofertou mais de 2.500 vagas distribuídas entre 49 empresas participantes. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo, contando com grande estrutura de serviços e organização.
No cômputo dos últimos 12 meses, entre dezembro de 2021 e novembro deste ano, São Bernardo contabilizou, segundo o Caged, 15.081 empregos com carteira assinada, sendo 133.278 admissões e 118.197 desligamentos. No acumulado do ano de 2022, por sua vez, há registro de abertura de 16.892 postos, decorrente de 124.261 contratações e 107.369 demissões.
CONTRAMÃO – Os números de São Bernardo são superiores, inclusive, ao apontado em novembro de 2021, quando, mesmo com saldo positivo, a cidade anotou 2.426 empregos formais. Os dados referentes ao Brasil, por outro lado, demonstraram desaceleração: 135.495 postos em novembro deste ano, enquanto o resultado de novembro do ano passado foi de 313.773 postos de trabalho.