Dentro da proposta de ampliar a agenda ambiental da cidade, a Prefeitura de São Bernardo avançou nas tratativas para implantação de usina de biodiesel em âmbito municipal. Em encontro realizado nesta terça-feira (13/12) na sede da Sabesp em São Paulo, ao lado do presidente da empresa, Benedito Braga, o prefeito Orlando Morando anunciou que deve ser assinado ainda neste mês um protocolo de cooperação técnica entre a companhia e o Instituto Triângulo, que ficará responsável pela gestão do espaço.
O acordo serve para formalizar o interesse das partes em participar do projeto. “Ficou definido esse prazo para assinatura do termo”, pontuou Orlando Morando. A Prefeitura já efetivou a doação do terreno, de 15.138,49 metros quadrados e situado no bairro Rudge Ramos, ao instituto para a instalação da usina. “Durante a visita à Sabesp, detalhamos os benefícios que a implementação de uma usina deste porte pode gerar para toda a Região Metropolitana de São Paulo”, emendou o chefe do Executivo.
A função do Poder Público municipal na iniciativa é o de manter a política de arrecadação de óleo de cozinha usado, ação que levou São Bernardo a receber, em novembro, certificado do Guiness World Records como cidade que mais recicla óleo comestível no mundo. O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. O material produzido pode substituir, total ou parcialmente, o diesel de petróleo, em motores de caminhões, tratores, automóveis e máquinas que geram energia.
A reunião exclusiva do prefeito ocorreu no gabinete de Benedito, na Capital, e foi acompanhada pelo superintendente de Novos Negócios e Expansão de Mercado da Sabesp, Marcelo Batista Gomes, bem como de Eduardo Maki, presidente do Instituto Triângulo, entidade parceira da cidade na campanha do Programa Eco Óleo. O projeto de criação da usina de biocombustível, neste momento, se encontra em fase de licenciamento junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
HOMENAGEM – Além da apresentação de detalhes do projeto da usina, o prefeito Orlando Morando entregou, nas mãos de Benedito Braga, certificado do Guiness World Records pela colaboração da empresa na mobilização do Programa Eco Óleo de São Bernardo. O reconhecimento se deu, pela segunda vez, após o município arrecadar 55.951 litros do resíduo no período de um mês. A certificação aconteceu no mês passado em Nova Iorque (EUA), no escritório mundial da entidade.
Benedito enalteceu as iniciativas elaboradas pelo município. “Cumprimento pelo trabalho já desenvolvido pela cidade. Em relação a cooperação que a Sabesp, desde o primeiro momento, teve com essa iniciativa, é ESG (do inglês, governança ambiental, social e corporativa), moderna e trará diversos benefícios para a companhia, seja do ponto de vista da economia circular seja em relação às despesas evitadas com a reparação dos dutos de esgoto que entopem, frequentemente, com esse tipo de material, além de reduzir o impacto ambiental na Represa Billings.”