Foto: Divulgação

A garantia de direitos e o bem-estar da população com idade a partir de 60 anos em São Bernardo avançaram em 2025 com ações promovidas pela Prefeitura. Como parte deste trabalho, o município participou, entre os dias 16 e 19 de dezembro, da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Brasília. Três delegados eleitos na fase municipal representaram a cidade nos debates e proposições de programas e iniciativas setoriais.

“Durante os quatro dias de troca de experiências, a Conferência teve como foco central a urgência pela equidade, pela proteção dos direitos e pela participação ativa da pessoa idosa na sociedade, respeitando as diferenças culturais e promovendo democracia inclusiva para todas as gerações”, destacou Ariadnes Alexandrina Cardoso, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de São Bernardo e representante do poder público na etapa nacional de discussões e proposições.

Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência tratou de temas divididos em cinco eixos:

 Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

 Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;

 Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;

 Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;

 Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu série de ações para a garantia de direitos de moradores com idade a partir de 60 anos. Entre as iniciativas está, em maio, a realização da 4ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, que contou com a participação de 158 pessoas.

Em julho, profissionais da rede de acolhimento e proteção promoveram atividade especial para celebrar o Dia dos Avós, com distribuição de materiais sobre serviços e direitos previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. Em 1º de outubro, Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou programação cultural com apresentações de música e dança, bem como palestras sobre saúde e bem-estar. Mais de 1.000 pessoas participaram das atividades, que ocorrem no CRI (Centro de Referência do Idoso).

“Tivemos muitas atividades especiais de valorização aos moradores com mais de 60 anos na nossa cidade. Nossa rede atuou de forma ativa, todos os dias, na proteção dos idosos em maior vulnerabilidade, mas também em serviços de convivência e de fortalecimento de vínculos que promovem integração e bem-estar. Isso é qualidade de vida e dignidade para todos, sem distinção de idade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça.