A Prefeitura de São Bernardo, por meio da seção de Vigilância de Enfermidades Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, ampliou a faixa etária das pessoas que devem tomar a vacina contra o HPV, que passa de 9 a 14 para 9 a 19 anos a idade de quem pode receber o imunizante. A vacina contra o HPV quadrivalente é o principal meio de proteção de câncer de cólo de útero, ânus, esôfago, boca e pênis, sendo a aplicação em dose única.
A decisão de expandir a faixa etária de quem pode receber a imunização atende recomendação do Ministério da Saúde. Apesar de fazer parte do Calendário Nacional de Imunização desde 2014, muitas crianças e adolescentes não se imunizaram, o que resultou em um acúmulo de não vacinados ao longo dos anos. São estimados 7 milhões de jovens não vacinados contra HPV, na faixa etária de 15 a 19 anos, em todo o País no ano de 2024.
“A vacina é uma das ferramentas mais importantes quando a gente fala em promoção de saúde. Nós só chegamos até aqui, hoje, como humanidade, por conta das vacinas, que acabaram com doenças que dizimavam a população. Aqui em São Bernardo nós estamos fazendo esse esforço e convocamos todos os pais e responsáveis a levar suas crianças e adolescentes até uma das nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, afirmou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.
“A vacina é segura, já foi amplamente testada e é uma das principais formas de se prevenir tipos de câncer que estão entre aqueles que mais matam as pessoas, quando não descobertos a tempo, como o câncer do colo de útero”, completou o secretário.