O mundo gamer tomou conta de São Bernardo neste sábado (13/12). A 1a edição do Campeonato de Games reuniu, ao longo do dia, cerca de 200 pessoas. O Prefeito Marcelo Lima esteve no local por e percorreu os espaços, visitou estandes e até desafiou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, para uma partida de Street Fighter II, interagindo com o público e participantes.
No campeonato, presença de jogadores vindos de diferentes regiões do país, incluindo Rio de Janeiro e Minas Gerais. A competição de Free Fire Mobile, que reuniu 12 equipes com quatro integrantes cada, teve como campeã a equipe Hiroshi, formada por jogadores de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A iniciativa foi promovida por meio de parceria entre o CEITEC, Rogério Pelissoni, fundador da Impacto Soluções Empresariais e presidente do Esporte Clube Cantareira, e Caio Fernando Martins Rocha, da equipe Berserk Games. O objetivo foi aproximar jovens e adultos do universo tecnológico, fortalecendo a economia criativa e estimulando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro, como raciocínio lógico, trabalho em equipe e interesse por carreiras na área de tecnologia.

O encontro também destacou o potencial dos games como ferramenta de inovação, aprendizado e inclusão social.
O Brasil conta atualmente com mais de 100 milhões de jogadores e desponta como um dos mercados mais promissores do setor. A indústria de jogos eletrônicos já é a maior do entretenimento mundial, superando cinema e música, com faturamento anual estimado em US$ 180 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão), evidenciando sua relevância na geração de renda e empregos.
Diante desse cenário, o prefeito Marcelo Lima ressaltou a importância de ampliar iniciativas ligadas ao segmento gamer no município, não apenas como entretenimento, mas também como oportunidade de negócio e desenvolvimento econômico. O chefe do Executivo recomendou aos organizadores que iniciem o planejamento de novos eventos, em espaços maiores e com ampla divulgação, a fim de alcançar um público ainda mais diverso.
“São Bernardo segue estimulando o acesso à tecnologia e às profissões do futuro, aproximando nossos jovens de oportunidades reais de aprendizado e desenvolvimento. O universo dos games movimenta bilhões e tem enorme potencial econômico. Trazer esse tema para dentro da nossa cidade é fortalecer a inovação, gerar conhecimento e criar novas perspectivas para a juventude. Preparar São Bernardo para o futuro passa por incentivar iniciativas como esta, que unem educação, tecnologia e empreendedorismo”, afirmou.

Para Rogério Pelissoni, presidente do Esporte Clube Cantareira, voltado exclusivamente aos esportes eletrônicos, o 1º Campeonato de Games de São Bernardo representa o início de uma estratégia para expandir o universo gamer na cidade, especialmente no que se refere às oportunidades de negócios e empregabilidade.
“Este evento é o primeiro de e-sports e mercado gamer em São Bernardo. Nossa proposta foi apresentar um pouco do universo dos jogos digitais, com palestras, troca de conhecimento e experiências que vão dos games retrô aos mais modernos. Queremos mostrar aos jovens que existem muitas possibilidades profissionais além de jogar, incluindo empregabilidade e novas oportunidades dentro do mercado gamer”, destacou.
Entre os participantes estavam Guilherme Lima da Silva, 17 anos, morador do Jardim Nossa Senhora do Carmo, e Miguel Rodrigues de Souza, 16, da Vila Inhocuné, ambos da capital paulista. Apaixonados por jogos digitais, eles levaram cerca de 40 minutos para chegar ao CEITEC. “Gosto muito dessa área, adoro jogar”, afirmou Guilherme.
Outro destaque do evento foi o cosplay de Anderson Leandro de Carvalho, morador de Osasco, que chamou a atenção do público ao circular pelo CEITEC vestido como o robô mecha Gundam RX-78-2, da série de 1974.
Mesmo com o calor intenso e a complexidade do traje, que inclui uma malha térmica por baixo, ele permaneceu no evento até o fim. “Tenho paixão pela cultura pop e pelos filmes e séries retrô. Trabalho na área hospitalar, no setor de radiologia, e nem sempre consigo folga para participar de eventos, mas quando posso, faço questão de vir. Meu carro-chefe é o cosplay dos Caça-Fantasmas, de 1984”, concluiu.




















