Aquisição de veículos faz parte de pacote de mobilidade anunciado nesta quinta-feira pelo prefeito Gilvan Junior
A Prefeitura de Santo André entregará até o mês de maio, 26 novos ônibus com ar-condicionado que passarão a incorporar a frota do transporte público da cidade. A medida faz parte de um grande plano de renovação da frota, que contará até o final deste ano com outros 35 novos ônibus e, até o fim de 2028, com 200 veículos 0 km entregues, representando uma renovação de 90% da frota e investimento total de R$ 255 milhões.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10), em coletiva de imprensa com a participação do prefeito Gilvan Junior, onde foi apresentado o Promobi (Programa de Mobilidade) de Santo André, um grande pacote de medidas que integra ações de segurança viária, tecnologia e sustentabilidade, com o objetivo de proporcionar um trânsito com mais fluidez, segurança viária e transporte público de qualidade.

“Estamos anunciando um pacote significativo na cidade, com um programa que vai melhorar a mobilidade urbana e o conforto dos passageiros. Vamos dar mais condições para que o usuário utilize o transporte público, olhando o passageiro de forma integral, desde o momento em que ele sai de casa, até o momento que ele entra no ônibus e chega ao seu destino”, destacou o prefeito Gilvan.
Além dos ônibus zero-quilômetro, o município iniciou o processo de instalação de novos abrigos para os usuários do sistema de transporte. Serão 75 equipamentos e a requalificação de 300 paradas já existentes, implementando um novo padrão visual e proporcionando maior conforto. O investimento para a realização das melhorias e instalação dos novos pontos será de R$ 1 milhão, já a reforma dos abrigos contará com aporte de R$ 180 mil.
Pensando na segurança viária dos motociclistas, a Faixa Azul, já implementada na Avenida Prestes Maia, será instalada em outras regiões da cidade. Com autorização da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a Avenida José Amazonas e a Avenida Dom Jaime Marcos de Oliveira estão com as intervenções em andamento e que vão contemplar mais 3,4 quilômetros de faixa dedicada aos motociclistas.
A ideia da administração municipal é expandir as faixas exclusivas para motociclistas para outras áreas da cidade, criando um moto anel viário com 30 quilômetros de vias voltadas a esse modal. “O número de motociclistas na cidade cresceu de maneira exponencial nos últimos anos, principalmente no pós-pandemia. Vale lembrar que fomos a primeira cidade da região a implementar esse sistema que salva vidas e que continuaremos levando para outras ruas e avenidas”, pontuou o prefeito.
A inovação e a tecnologia também serão contempladas dentro do Promobi. Com investimento de R$ 240 mil, o aplicativo Cittamobi passará a ter um serviço de geolocalização exclusivo para Santo André, sendo oferecido sem anúncios como benefício à população. O Cittamobi já conta com 28 mil usuários e a SATrans vai realizar ações de comunicação nos terminais para ampliar o público que utiliza o sistema e que passará a contar com o serviço em seus dispositivos móveis.

Segurança viária – Além das melhorias apresentadas ao cidadão, a Secretaria de Mobilidade Urbana vai implementar ações que visam a segurança viária de motoristas e pedestres, com o chamado Traffic Calm, um programa que implementa medidas de redução de velocidade e melhorias na infraestrutura viária para aumentar a segurança em áreas sensíveis, como escolas, condomínios e áreas de grandes circulação de pessoas.
Outra medida será a integração de tecnologias geoespaciais para otimizar o planejamento e a gestão da mobilidade urbana, promovendo maior eficiência administrativa, além de medidas focadas em melhorar a fluidez do trânsito por meio da medição da eficiência viária e intervenções como ajustes e ampliação de tempo nos semáforos.
Dentro desse processo de eliminação do uso de papel, o sistema Acto, plataforma digital que centraliza e simplifica o atendimento ao cidadão, será utilizado na gestão e fiscalização do transporte municipal pela SATrans, proporcionando maior eficiência, agilidade e comodidade ao cidadão. “Aplicamos a tecnologia com um sistema que funciona muito bem para receber as demandas e repassar para as empresas de transporte, dando um retorno rápido para o cidadão”, finalizou Gilvan.