Com o objetivo de fomentar a discussão e a criação de soluções inovadoras de enfrentamento aos desafios climáticos, a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), promove o 1º Ideathon Santo André pelo Clima. O encontro ocorre em 13 de novembro no Clube Atlético Aramaçan, de forma gratuita, e as inscrições para as equipes já estão abertas em https://bit.ly/Ideathon_SEMASA até 30 de outubro.

Inspirado nas maratonas de programação, popularmente conhecidas como “hackthon”, um ideathon é uma maratona de ideias. No caso específico deste evento, as sugestões dos participantes serão norteadas pelos eixos temáticos, propostas e resultados da Conferência Municipal do Meio Ambiente de 2024. Os desafios refletem as diversas dimensões do enfrentamento às mudanças climáticas da cidade, sendo:

• Mitigação – redução de emissões de gases de efeito estufa – Desafio: mobilidade urbana sustentável.

• Adaptação e preparação para desastres – Desafio: cidade resiliente às chuvas.

• Justiça climática – Desafio: tecnologias sustentáveis e acessíveis.

• Transformação ecológica – Desafio: Economia circular e agroecologia.

• Governança e educação ambiental – Desafio: engajamento comunitário nas ações climáticas.

“De forma pioneira e inédita, o Ideathon Santo André pelo Clima busca estimular o protagonismo juvenil e fomentar a cultura do empreendedorismo e da inovação, promovendo a criação de soluções criativas para problemas ambientais de Santo André”, comenta o prefeito Gilvan Ferreira.

As soluções desenvolvidas terão caráter conceitual e prototípico, não gerando qualquer obrigação de implementação. O evento tem programação intensa, das 8h às 18h, com momentos que incluem os “sprints”, que são os ciclos de desenvolvimento ágil de ideação e prototipagem para desenvolvimento das soluções; sessões de mentoria especializada por eixo temático; refinamento dos protótipos, baseados nos feedbacks; e o “demoday”, que trará as apresentações finais das soluções junto dos pitches de cada equipe. Ao final, a banca examinadora fará a avaliação das propostas que serão premiadas.

“A nossa iniciativa é uma ferramenta essencial que coloca o conhecimento e a criatividade dos estudantes a serviço do planejamento estratégico da cidade. Ao focarmos em eixos como resiliência urbana e economia circular, estamos preparando Santo André para incorporar essas propostas inovadoras diretamente em nossas políticas públicas, transformando conceitos em medidas concretas para um futuro mais resiliente e sustentável”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

Podem participar equipes de estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e instituições de ensino médio regular e ensino técnico, do Centro Paula Souza (Etecs e Fatecs). O regulamento completo também está disponível no link de inscrições, em https://bit.ly/Ideathon_SEMASA.

Cada equipe deverá ser de no mínimo quatro jovens e até seis pessoas. Para os inscritos, a equipe do Semasa oferecerá sessões prévias de esclarecimentos de dúvidas e preparação no dia 6/11 em dois horários distintos, em formato on-line. As equipes que mais se destacarem em cada categoria (universidade e ensino médio/técnico) receberão um troféu de reconhecimento e sessões de mentoria exclusivas para aprimoramento das soluções após o evento.