A região do bairro Centreville, em Santo André, receberá nos próximos meses um amplo pacote de obras de urbanização que inclui reformas de equipamentos, requalificação de áreas verdes, entre outras intervenções.
A primeira etapa de melhorias contempla a instalação do chamado Posto Territorial, cujas obras foram vistoriadas pelo prefeito Gilvan Ferreira. O equipamento vai funcionar no imóvel da antiga Unidade de Saúde da Família (USF) Centreville e terá papel estratégico na coordenação das ações de urbanização, que vão contar com recursos previstos no âmbito do programa federal PAC Periferia Viva – Urbanização de Favelas.
O Posto Territorial será utilizado como ponto de referência para a comunidade, além de base para a equipe de Assessoria Técnica Territorial que atuará no local. O trabalho prevê o acompanhamento social e técnico junto à população durante as intervenções, garantindo a participação dos moradores em todas as etapas do processo de urbanização e instalação dos equipamentos públicos na região. A reforma desse equipamento público contará com investimento de R$ 758 mil, provenientes do Fundo Municipal de Habitação.

“Neste local será possível discutir os projetos com a comunidade e será o ponto de partida para entregarmos serviços públicos com mais qualidade. Teremos aqui duas novas áreas de lazer, novo campo de futebol do Centreville, Cidade São Jorge e melhorias no perímetro definido dentro do novo PAC Periferia Viva, que contarão ainda com readequações habitacionais, asfalto novo, iluminação pública, ou seja, urbanização completa de algumas comunidades da região”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira.
As intervenções previstas no PAC Periferia Viva incluem urbanização dos núcleos Nova Centreville, Padre Donizete, Eldizia I e II, Antônio Trajano e Núcleo Anhaia Melo, além da construção de uma nova praça no Pedro Américo, remanejamento de drenagem, produção habitacional, implantação da Praça de Esportes São Jorge, revitalização da Praça Cacilda Becker e qualificação urbana no entorno da Creche Vila Guarani.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marília Camargo, reforçou a importância da instalação deste espaço. “Neste local onde funcionará o Posto Territorial teremos a participação de toda a comunidade, aliada a um trabalho técnico e social que beneficiará a todos. Vamos ouvir as pessoas para transformar a vida dos moradores, não só do Nova Centreville, mas de todo o entorno”, afirmou.



O PAC Periferia Viva tem como objetivo a melhoria das condições de vida nas periferias urbanas brasileiras, promovendo obras de infraestrutura, urbanização de favelas, regularização fundiária, produção habitacional, saneamento básico, iluminação pública, contenção de encostas, além da criação de novos espaços de lazer e convivência para a população