Nesta quinta-feira (21), no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Santo André inaugurou o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) Alexandre Esteves Francisco – Xande, o primeiro da cidade em prédio próprio.
O espaço, de 299 metros quadrados, foi pensado e construído para acolher, orientar, socializar e promover atividades que possibilitem uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência e também de familiares e cuidadores.
O CRPD vai atender pessoas com idade acima de 12 anos com todos os tipos de deficiência. O atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem necessidade de encaminhamento para ter acesso aos benefícios do espaço. O endereço é Rua Carnaúba, 150, na Vila Guiomar. O telefone é 4433-1987.
“Hoje, neste dia tão importante para quem trava esta batalha diária por inclusão, estamos entregando esse equipamento de altíssima qualidade, um espaço simbólico que vai cuidar dessas pessoas, inseri-las na sociedade, capacitar, treinar, acolher, orientar e possibilitar que nossa gente tenha uma vida de mais qualidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Com investimento de R$ 1,1 milhão, o CRPD vai oferecer atividades físicas sensoriais, oficinas de grafitti adaptado, música com instrumentos, circo, artesanato com papel reciclável, confecção de brinquedos, além de jogos educativos e horta sensorial, meditação e desenvolvimento para o mercado de trabalho. No CRPD também será possível realizar a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
“Familiares e cuidadores da pessoa com deficiência também vão poder receber cuidados enquanto esperam. O CRPD tem parceria com o Fundo Social de Solidariedade, para a realização do programa ‘Cuidar de Quem Cuida’, com ações na área da beleza, como fazer as unhas ou receber uma massagem”, acrescentou o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.
O CRPD vai oferecer também curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e de Braillle (sistema de escrita tátil para quem tem baixa visão ou cegueira), além de cursos do Sebrae em parceria com a Escola de Ouro Andreense.
O equipamento é dotado ainda de espaço para a realização de capacitações voltadas aos servidores públicos nas áreas de qualidade do transporte das pessoas com deficiência, qualidade do atendimento a esta parcela da população, além de inclusão e acessibilidade no ambiente de trabalho.
O novo espaço conta com recepção e hall de entrada; pátio de atividades; três salas multiúso; sala de atendimento individual; sala de equipe técnica; coordenação; sanitários feminino e masculino; vestiários feminino e masculino; copa; refeitório para funcionários; área de convivência; almoxarifado e vagas demarcadas.
É um equipamento de valorização das pessoas com deficiência de Santo André, proporcionando inclusão social, convivência familiar e comunitária, lazer, cultura e autonomia”, concluiu Jobert Minhoca.
Homenagem – Alexandre Esteves Francisco, mais conhecido como Xande, nasceu em Santo André no dia 26 de outubro de 1976, foi advogado e apaixonado por futebol. Foi assessor de políticas afirmativas para pessoas com deficiência na cidade e coordenador do grupo de trabalho da pessoa com deficiência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Foi conhecido pela luta contra o preconceito voltado às pessoas com deficiência.