Santo André avança no sentido de zerar a fila por consultas e exames na rede municipal de saúde. Neste domingo (30), o município realizou mais uma força-tarefa com a oferta de 696 exames. Os procedimentos foram realizados na Casa da Esperança, prestador contratado pela Secretaria de Saúde para oferta complementar de procedimentos.
O prefeito Paulo Serra acompanhou o mutirão neste domingo na Casa da Esperança. “Viemos aqui para uma vistoria nesta importante parceira da Prefeitura, com o objetivo de realizar uma força-tarefa para zerar a fila de espera de exames de imagem que surgiu após a pandemia. Estamos trabalhando para entregar um serviço de ainda mais qualidade”, destacou.
Foram ofertados exames de imagens como ressonâncias, ultrassons, densitometria, mamografias, tomografias, ultrassom doppler, além de holters e mapas. Todos os procedimentos foram previamente agendados pela regulação municipal respeitando os critérios de prioridade clínica de cada paciente.
A moradora do Jardim Santo André, Terezinha Alves Ferreira, de 66 anos, elogiou a iniciativa. “Fui muito bem atendida e acolhida para meus exames de mamografia e abdômen. A Prefeitura está de parabéns”.
A iniciativa deste fim de semana faz parte do programa Saúde Fila Zero, que apenas em 2023 já ofertou mais de 100 mil procedimentos e atendeu demanda represada de mais de 90 mil pacientes de diversas especialidades, como endocrinologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, entre outras.
“Estamos ofertando um número histórico de consultas e exames na saúde de Santo André. Apenas em 2023 foram mais de 100 mil procedimentos disponibilizados após a reorganização da rede e o investimento em mais profissionais, esforço que está permitindo zerar a fila de consultas e exames represada durante a pandemia. Essa parceria com a Casa da Esperança é uma prova de que não estamos medindo esforços para que todos os andreenses que precisam do SUS sejam atendidos de forma humanizada, ágil e com muita qualidade”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Adriano Valente, diretor médico da Casa da Esperança, falou sobre a parceria. “Desde a sua fundação a Casa da Esperança tem a função de prestar serviço para a comunidade que não tem acesso à rede particular de saúde. E esta força-tarefa vem para contribuir com serviços da rede municipal, especialmente aos domingos, um dia em que as pessoas podem cuidar mais de si com mais tranquilidade”.
As forças-tarefa do Saúde Fila Zero prosseguem até o fim de agosto com a oferta de exames e consultas em diversas especialidades. A expectativa da Secretaria de Saúde é que a partir de setembro os munícipes tenham acesso aos procedimentos médicos de responsabilidade municipal no prazo limite de 40 dias.