Objetivo é ouvir frequentadores desses locais para contribuir com ações de melhorias e novas políticas públicas - Fotos: Divulgação/Semasa

 Santo André iniciou nesta segunda-feira (1º) uma consulta pública sobre os 12 parques urbanos da cidade e as duas unidades de conservação municipais – o Parque Natural do Pedroso e o Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba.

Por meio do aplicativo Colab (consultas.colab.re/avaliacaodeparques2025), os frequentadores desses locais poderão manifestar opiniões, sugestões e demais comentários que possam contribuir com o desenvolvimento de ações de melhorias nesses equipamentos.

Inicialmente, a consulta ficará disponível de forma on-line, mas em breve haverá aplicação de pesquisa presencial, em todos esses espaços. “Temos reforçado os serviços de manutenção e zeladoria nos parques urbanos e nas unidades de conservação, mas, com a participação popular, conseguimos ter outros olhares, podendo aperfeiçoar os nossos investimentos e auxiliar na tomada de decisões para a formulação de novas políticas públicas”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

A consulta pública virtual ficará disponível, pelo menos, até o fim deste ano. Por meio da ferramenta Colab, os participantes poderão responder perguntas sobre experiências nos parques, espaços que mais utilizam e avaliações de melhorias, dentre outros. O questionário é rápido e não dura dois minutos para ser respondido. Já a pesquisa presencial será mais complexa e contará com o apoio de uma equipe especializada.

Os 12 parques urbanos têm playground, academia ao livre, pista de caminhada, quadras poliesportivas e áreas de alongamento. Além disso, quase todos possuem Pet Parque, espaço exclusivo para proporcionar lazer aos cães junto de seus tutores.

Ao todo, esses parques totalizam área de mais de 1,2 milhão de m². Já as duas unidades de conservação que estão sob gestão do município somam 12,4 milhões de m² de área.