– O Colegiado da Ouvidoria da Cidade de Santo André, composto por instituições e entidades da sociedade civil organizada, reelegeu nesta segunda-feira (17), Ronaldo Martim para dar continuidade como ouvidor do município para o triênio 2024-2027.
Durante a eleição, realizada nas dependências do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o ouvidor reeleito celebrou a escolha pela continuidade do trabalho. “Agradeço o voto de confiança do Colegiado para continuar a frente dessa importante instituição, que estabelece um canal de comunicação entre os andreenses e o poder público.”
Vale destacar que o órgão vem construindo uma notória história como a Ouvidoria Municipal mais antiga do país em funcionamento contínuo, além de ser a única que possui um ouvidor eleito pela sociedade civil organizada.
A história da instituição traz entre os ouvidores eleitos em Santo André: Saul Gelman (1999; 2001; 2010; 2012), Reinaldo Abud (2005; 2007), José Luiz Ribas Junior (2014; 2016), Oswana Maria Fernandes Famelli (2018) e Ronaldo Martim (2003; 2021) que agora foi reeleito para a gestão 2024 – 2027.
Ouvidoria – A Ouvidoria atua para atender reclamações dos serviços prestados pela administração pública municipal (Prefeitura, Semasa, Guarda Civil Municipal, Craisa e Serviço Funerário), nas seguintes situações: não realização dos serviços no prazo determinado, má qualidade nos serviços realizados e mau atendimento ou omissão nos serviços solicitados.
O órgão disponibiliza diversos canais de atendimento ao cidadão, em sua sede e nas edições da Ouvidoria Itinerante, que realiza plantões com orientações, encaminhamentos e abertura de processos. Os munícipes podem registrar reclamações, desde que o serviço já tenha sido previamente solicitado.
A Ouvidoria de Santo André está localizada na rua Elisa Flaquer, 37, no Centro. O atendimento ao público é realizado por telefone de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o atendimento presencial acontece das 10h às 16h.