Atividade realizada pela guarda proporcionou aprendizado sobre segurança e protagonizou momentos de forte emoção para os alunos Fotos: Divulgação/PMSBC

A EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professor Claudemir Gomes do Vale, localizada no Montanhão, em São Bernardo, realizou ação pedagógica com a participação da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), especializada da GCM (Guarda Civil Municipal), proposta pelo GCM 1° Classe Domingues em conjunto com a diretora Liene Machado. A iniciativa buscou aproximar a comunidade da Guarda e ganhou ainda mais significado pelo interesse de sua filha, Luiza, de 8 anos, aluna da instituição, que admira o trabalho da corporação e desejava conhecer a equipe de perto.

Diante da proposta, a direção organizou uma dinâmica educativa com muita interação, proporcionando às crianças um momento de aprendizado e proximidade com a Guarda. As turmas percorreram os corredores tentando descobrir a origem da sirene, enquanto a viatura aguardava no pátio para a apresentação do papel da Romu.

A diretora a EMEB, Liene Rodrigues Machado, ressaltou a importância da aproximação entre escola e corporação. “Entendo que a presença da GCM nas escolas e a vinda da omu para se apresentar às crianças é algo muito saudável para estabelecer uma nova relação entre as comunidades e nossos guardas municipais, desmistificando a visão estereotipada da entrada destes em nossos espaços. Ao aproximá-los, estamos mudando culturas.”

O ponto mais emocionante ocorreu quando Luiza, ainda na sala de aula, se sensibilizou ao ouvir a sirene. Ao ser chamada para conhecer a viatura, surpreendeu-se ao perceber que o pai estava no interior do veículo. “Foi um momento memorável, muita emoção mesmo. Ela travou de alegria quando ouviu a sirene e apertou muito minha mão quando chamaram o nome dela”, contou a professora da instituição Márcia Aparecida dos Santos. 

Durante a dinâmica, as crianças também puderam entrar na viatura, conhecer cada equipamento e perguntar sobre o trabalho da Guarda. O interesse delas em entender como a corporação atua no dia a dia reforçou a importância desse tipo de iniciativa para aproximar a GCM da comunidade. Foi o que destacou o GCM Domingues ao avaliar a atividade. “Essa ação é muito importante por vários motivos. Entre eles, mostrar que as forças de segurança estão dedicadas, dia e noite, a servir e proteger, mantendo a ordem pública. E também realizar o sonho das crianças e de muitos adultos que desejam essa aproximação com o nosso trabalho”, afirmou.

A atividade contou com a participação de alunos e funcionários, que acompanharam as explicações, interagiram com a equipe e registraram fotos. Para a comunidade escolar, o encontro reforçou o valor de iniciativas que aproximam a GCM das crianças de forma educativa e acessível, fortalecendo a presença da corporação no território.