
Na manhã desta quarta-feira, 09/02, o prefeito Claudinho da Geladeira vistoriou a ambulância de suporte básico de vida. O local ficará sediado na UBS do Centro (Rua Prefeito Cido Franco, 500, Vila Arnoud) e deve entrar em operação em 10 dias úteis.

“Uma grande notícia para Rio Grande da Serra! Mais uma ação de nosso governo que tem trabalhado intensamente para melhorar a saúde de nossa cidade. Com esta nova base, o tempo de resposta para atendimento cairá de 15 a 20 minutos, de quando o veículo saía de Mauá, para menos de 5 minutos, dependendo de onde for a chamada. Meus agradecimentos ao prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, por ter cedido esta ambulância para nossa cidade. Isso contribuirá para a rapidez no atendimento dos munícipes de Rio Grande da Serra”, disse o prefeito ao vistoriar o veículo cedido pelo SAMU.
A base central de operações do SAMU permanece em Mauá, que continuará coordenando as operações e da qual a base de Rio Grande da Serra é subordinada. A equipe que fará o atendimento é de Rio Grande da Serra e, atualmente, está em treinamento. Em 2021, o SAMU fez uma média mensal de 325 atendimentos em Rio Grande da Serra. O secretário de Saúde, Dr. Walter Cordoni, enfatizou a importância de se ter a base no município. “Estamos qualificando o atendimento de urgência e emergência em nossa cidade. Contar com esta ambulância é oferecer um atendimento mais apropriado e seguro para a população”, afirmou.
SAMU
O SAMU funciona 24h por dia atuando no socorro rápido de pacientes com necessidade de encaminhamento a unidades que oferecem serviços de urgência ou emergência. O acionamento se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. O SAMU deve ser acionado em situações de urgência e emergência como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena, crises convulsivas, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, trabalho de parto onde haja risco para mãe ou para o feto, tentativas de suicídio, acidentes automobilísticos com vítimas, afogamentos, choques elétricos, entre outros.