O Município reduziu em 46,12% o número de sinistros em 2025 e alcançou o menor índice de óbitos no trânsito dos últimos seis anos

Ribeirão Pires registrou, entre janeiro e novembro de 2025, o menor índice de sinistros de trânsito desde 2019. No período, o município reduziu em 46,12% o número de acidentes em geral, em comparativo com mesmo período de 2024 e alcançou também o menor índice de óbitos no trânsito dos últimos seis anos, segundo o InfoSiga. O resultado faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura, que envolvem programas de educação para o trânsito em parceria com o Detran-SP, além do reforço permanente nas ações de fiscalização e manutenção.

Os números detalhados apontam ainda que, entre janeiro e novembro de 2025, os sinistros não fatais registraram queda de 48,67%, passando de 265 ocorrências em 2024 para 136 no mesmo período de 2025. Já os acidentes fatais alcançaram o menor índice desde 2019, e o número de óbitos no trânsito apresentou redução de 37%, caindo de 16 para 10 casos na comparação com o período de janeiro a novembro de 2024.

“Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo, que não acontece de um dia para o outro. Estamos falando de educação, fiscalização, planejamento urbano e conscientização permanente. Estamos no caminho certo e queremos a cada mês reduzir ainda mais e que Ribeirão Pires tenha um trânsito ainda mais seguro”, disse o prefeito Guto Volpi

Com uma frota superior a 80 mil veículos, Ribeirão Pires ampliou, em 2025, as ações de fiscalização e prevenção no trânsito com a implantação do monitoramento viário por meio do Escudo Digital, central de videomonitoramento da cidade, iniciativa que segue diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além disso, com base em estudos técnicos, implantou redutores de velocidade na Avenida Kaethe Richers e na Avenida Francisco Monteiro.

Na área de educação para o trânsito, a Prefeitura de Ribeirão Pires inovou com a entrega do jogo Trânsito Legal para alunos do 1º ao 6º ano das redes municipal, estadual e particular. O jogo de tabuleiro, inspirado no estilo banco imobiliário, estimula de forma lúdica o aprendizado sobre regras e comportamentos seguros no trânsito. A iniciativa integra o programa permanente de Educação para o Trânsito do município, que também contempla projetos como o Brincando de Trânsito e o CIMOB (Circuito Itinerante de Mobilidade), levando ações educativas e orientações de segurança viária a diferentes regiões da cidade.

As ações de infraestrutura voltadas à segurança viária também avançaram no município. Ao longo do período, a Prefeitura realizou 375 melhorias em sinalização vertical e horizontal, com serviços de pintura viária, revitalização de faixas, substituição e instalação de placas, além de intervenções em ruas estratégicas, ampliando a organização do tráfego e a segurança de motoristas e pedestres.

“O trabalho de mobilidade urbana é totalmente técnico e baseado em dados. Utilizamos estudos de fluxo, análises de pontos críticos, histórico de sinistros e monitoramento em tempo real para definir cada ação. A combinação entre engenharia de tráfego, fiscalização e educação é o que garante resultados que a cidade vem alcançando” destacou o responsável pela Mobilidade Urbana de Ribeirão Pires, Marcos Campanhã.