A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou nesta sexta-feira (22) evento de degustação que marca o lançamento oficial da 1ª Festa Italiana Solidária de Ribeirão Pires. Durante a solenidade, que aconteceu no saguão da EMARP (Escola Municipal de Artes), profissionais de imprensa do Grande ABC e autoridades conheceram, em primeira mão, os destaques do cardápio gastronômico da festa.
O prefeito Guto Volpi ressaltou ‘a felicidade em ver a atividade repleta de pessoas corajosas e empreendedoras em prol do social’. “Fomos apadrinhados pelo Charly Farid Cunha, da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, que tem 30 anos de experiência na tradicional festa da cidade. Com essa inspiração, trazemos o toque especial de Ribeirão Pires, com novidades e sempre priorizando a democratização do acesso à cultura e ao lazer”, destacou.
O evento reuniu as entidades sociais, selecionadas por meio de chamamento público, que serviram seus principais pratos – doces e salgados – a todos os convidados. Esta também foi oportunidade com representantes das instituições para conhecer mais sobre o trabalho realizado por elas e a importância de participar do evento.
Ao todo, 18 entidades participam da Festa Italiana Solidária: Grupo Espírita de Estudos – A Caminho da Luz, Recanto Luz Irmã Scheilla, Grupo Escoteiro Anderson Rossi de Almeida, Estância Delfis, Projeto Amor a Vida (Proav), Igreja Renascer em Cristo, Instituto Dias Melhores, Paróquia Santana, Paróquia Matriz São José, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Centro de Referência do Idoso, Casa de Acolhida, Associação Tornar a Brotar, Associação Ribeirãopirense para Integração Social (ARIS), Rotary Clube Ribeirão Pires, Instituto Reinar, Kaikan e Associação das Chocolateiras.
“É uma satisfação e desafio promover a Festa Italiana, inspirada na experiência de São Caetano. As instituições e entidades da cidade surpreenderam e mostraram seu empenho para que isso fosse uma realidade”, comentou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi.
Dentre as opções gastronômicas estão pizza, panqueca, caponata de beringela, risoto, lanches (linguiça, calabresa e mortadela), porpeta com macarrão penne, polenta e frango frito, fogazza, macarronada, minestrone, capeleti, nhoque, rondelli, raviolli, lasanha, bisteca fiorentina, parmegiana, gelato, crespelle, cannoli, soda italiana e chocolate.
A Festa Italiana Solidária está marcada para acontecer em dois finais de semana, aos sábados e domingos, entre 30 de setembro e 8 de outubro, na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro). A festividade terá entrada social de 1kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração pet.
“Uma oportunidade única para as entidades. Nunca participamos de eventos desse porte, nem tivemos a chance de ter a verba arrecadada revertida para nós. Escolhemos o nhoque porque é um prato que muitas pessoas em situação de rua nos perguntam se servimos, dizendo que nunca provaram”, comentou a assistente social da Casa de Acolhida, Telma Gonçalves.