Ribeirão Pires está se preparando para o aumento no fluxo de atendimento das unidades de saúde pós-pandemia causada pelo Coronavírus. Na tarde desta quinta-feira, 26/08, a coordenação da atenção básica do Município realizou uma reunião com a Articuladora do Estado de São Paulo, Geralda Carvalho, para organização dos fluxos de atendimentos e protocolos. Os 10 dirigentes das Unidades Básicas de Saúde e da Família também estiveram presentes.
A reunião teve como objetivo a preparação para o aumento do atendimento, que é uma tendência com a queda do número de casos e óbitos por Covid-19.
“As pessoas que não foram cuidadas na pandemia querem ser cuidadas agora. A nossa recomendação é que as equipes das unidades tenham uma escuta qualificada para verificar a necessidade de uma consulta”, observou Geralda Carvalho, articuladora do Estado de São Paulo para a Atenção Primária.
Com a escuta qualificada, a equipe de acolhimento da unidade de saúde poderá direcionar e agilizar a organização dos fluxos e estabelecer os protocolos, bem como a qualificação de risco dos pacientes e averiguação das agendas dos médicos.
“A equipe tem que analisar a efetividade e a produção de resultados e isso deve envolver todos os setores, desde a recepção, triagem, passando pela Saúde bucal, até o envolvimento dos ACS (Agente Comunitário de Saúde)” destacou Maria Aparecida Silva Moraes, articuladora de Humanização do Estado.
Para Rosana Mattiazzo, coordenadora da Atenção Básica de Ribeirão Pires, a reunião foi esclarecedora. “Os dirigentes agora estão aptos para passar as suas equipes as orientações e assim vamos desenvolver um serviço de atendimento cada dia melhor”, finalizou.