Operação mobiliza secretarias municipais em ação integrada de acolhimento, orientação e conscientização junto à comunidade e ao comércio local

Ribeirão Pires deu início nesta semana à ação integrada entre as secretarias municipais da Prefeitura voltada ao atendimento e proteção da população em situação de rua. Concentrados na praça Central da Vila do Doce, equipes da Casa de Acolhida realizaram rondas e abordagens pelo Centro da cidade.

Durante as abordagens foram ofertados serviços de acolhimento e encaminhamentos à rede socioassistencial, além de orientações sobre cuidados com a saúde e higiene. Durante todo o inverno, a operação será intensificada com abordagens noturnas a partir das 22h, concentradas principalmente em pontos já mapeados pela equipe técnica da Prefeitura que apontam locais de permanência de pessoas em situação de rua.

Importante destacar que a ida à Casa da Acolhida é voluntária — o atendimento é realizado somente com o consentimento da pessoa abordada.

“A operação reforça nosso compromisso com o acolhimento humanizado e responsável. Atuamos para proteger quem mais precisa, com respeito, e orientar a sociedade sobre práticas seguras de solidariedade”, afirmou Leonardo Biazi, secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social.

Ação Conjunta – Contando com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo e a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, será realizada uma campanha de conscientização junto aos comerciantes locais sobre os riscos sanitários relacionados à doação de alimentos, especialmente aqueles prontos para o consumo, como marmitas.

A Prefeitura reforça que é essencial seguir a legislação federal vigente — Lei nº 14.016/2020, que estabelece diretrizes para o combate ao desperdício de alimentos e regula a doação com segurança sanitária. A correta destinação de alimentos e o acompanhamento das práticas de distribuição são medidas que fortalecem a cidadania, protegem os comerciantes e contribuem para a efetividade das políticas públicas de assistência social.

Como ajudar – A população pode colaborar informando a presença de pessoas em situação de rua, especialmente em noites frias. Para acionar o serviço, basta ligar para o número (11) 4829-3090 e fornecer informações como:

* Endereço (aproximado) da via;
* Pontos de referência próximos;
* Características físicas e vestimentas da pessoa.