Gustavo Carreira Castro, responsável pela TI da Secretaria de Saúde, acessa o sistema integrado para resolução dos problemas. Foto: Divulgação/PMRP
Gustavo Carreira Castro, responsável pela TI da Secretaria de Saúde, acessa o sistema integrado para resolução dos problemas. Foto: Divulgação/PMRP

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires e o Departamento de Tecnologia da Informação, ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos, desenvolveram um sistema integrado para resolução de problemas ligados à redes de internet, telefonia, computadores e impressoras.

Chamado de GLPI (sistema de código aberto para gerenciamento de ativos da tecnologia da informação), o programa permite que o dirigente da unidade de saúde realize uma solicitação em caso de intercorrência para resolução do problema.

André Carlos Enumo, do Departamento de Informática da Prefeitura, realiza treinamento do GLPI para os dirigentes das unidades de saúde. Foto: Divulgação/PMRP

A estimativa traçada é que os contratempos sejam resolvidos em até 48 horas, como explica Gustavo Carreira Castro, responsável pela TI da secretaria de saúde. “A nossa meta é resolver tudo em até 48 horas, que é o tempo para o deslocamento e averiguação da situação. Tudo depende também da demanda e do alcance. Se o problema estiver dentro das nossas possibilidades, resolveremos dentro do prazo estimado”, explicou o profissional.

Cada dirigente da unidade de saúde possui o seu respectivo login e senha para acesso e abertura de chamado, que deverá conter também a descrição do problema. Além disso, o sistema permite o acompanhamento em tempo real para verificação do atendimento.

Rosana Mattiazzo, coordenadora geral da atenção básica da cidade, aprovou a novidade. “É muito bem vinda essa inovação e mostra uma integração entre as redes. É super importante que agora tudo estará documentado e facilitará os processos de execução”, concluiu.