Nesta quarta-feira, 24/11, integrantes da forças policiais e da Guarda Civil Municipal (GCM) se reuniram na sede do COI (Centro de Operações Integradas), para fechar os últimos detalhes da Operação Natal Seguro que será realizada durante o mês de dezembro, época que tradicionalmente concentra grande circulação de pessoas nos centros de comércio popular da cidade.
A Operação vai percorrer toda a cidade, mas alguns locais terão maior ação ostensiva, como as regiões que compreendem os bairros Vila Linda e Santa Teresinha, Largo da Vila Luzita e Largo do Bonfim. Além de coibir a criminalidade, a Operação Natal Seguro visa também combater o comércio ilegal e os pequenos delitos, os chamados furtos de ocasião, essencialmente caracterizados pelo furto de celulares.
“Saímos na frente e fechamos os detalhes de como essa operação será desencadeada em nossa cidade. Ações como esta garantem a tranquilidade dos moradores de Santo André neste período em que se intensificam as compras e o volume de pessoas nas ruas, por conta das festas de final de ano, além do retorno gradual da população nas ruas à medida que a vacinação avançou e se consolidou na cidade”, afirmou o vice-prefeito Luiz Zacarias, presente na reunião do COI nesta manhã.
Por parte da Prefeitura a Guarda Civil Municipal terá destacamento de suas equipes que serão responsáveis pelo patrulhamento na cidade, com apoio das viaturas da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e Romo (Rondas com Motocicletas). Todas as ações que serão realizadas terão o apoio das forças policiais, além das imagens das câmeras de segurança instaladas no município, interligadas na sede do COI.
O secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano, destacou na reunião desta quarta que a parceria constante com as polícias fará a diferença mais uma vez. “Com empenho e a união de todos vamos atuar com efetivo reforçado nos principais centros comerciais, ruas e avenidas da cidade. Essa união da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e todos os órgãos da Prefeitura é muito importante para a cidade de Santo André”, afirmou.