Dr. Adilson Cavalcante e Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes durante a reunião - Fotos Divulgação

Em uma reunião extraordinária realizada nesta semana no Hospital Estadual Mário Covas, o Conselho de Curadores da Fundação do ABC, órgão máximo de deliberação da entidade, debateu sobre o atual cenário, os avanços e as perspectivas futuras da unidade de saúde. O encontro contou com a presença de importantes membros da gestão hospitalar, da FUABC e do Centro Universitário FMABC.

 O presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, abriu a reunião expressando sua expectativa de progresso nos debates e reafirmou o compromisso com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

 Em seguida, o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Cavalcante, apresentou a linha do tempo da unidade, desde a inauguração em 2001, destacando conquistas marcantes, entre as quais a qualificação como Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) e como hospital-escola do Centro Universitário FMABC, as certificações de qualidade ONA e Qmentum, e a premiação como 7º melhor hospital do País pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

 REFERÊNCIA

O ‘Mário Covas’ é um hospital de alta complexidade, com perfil cirúrgico e foco na assistência aos pacientes da região do Grande ABC, que representam 75% dos atendimentos. Os demais 25% são destinados a usuários de outras localidades, como a Capital e a Baixada Santista, a partir de encaminhamentos feitos pelo SIRESP, o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

 Ao longo do encontro, realizado em 22 de fevereiro, foram apresentados os serviços de ponta desenvolvidos no local e a magnitude do equipamento: ao todo são 313 leitos, quase 2.000 funcionários diretos e outros 400 prestadores de serviços.

Conselho Curador esteve reunido nesta semana na unidade de saúde, juntamente com colaboradores do hospital e representantes do Centro Universitário FMABC

 “Temos um vínculo muito forte com o Centro Universitário FMABC, com mais de 30 programas de Residência Médica em atividade no HEMC. São 530 alunos de graduação dos cursos da FMABC, médicos residentes e alunos da Residência Multiprofissional que circulam pela nossa estrutura. O compromisso que o Hospital tem com o ensino, sempre na vanguarda e buscando parcerias para oferecer atendimento de ponta, tratamentos melhores, mais modernos e resolutivos. É uma parceria fundamental e de suma importância para as duas entidades”, garantiu Dr. Adilson Cavalcante.

 Membro do Conselho Curador da FUABC e gestor do HEMC, Dr. Vanderley da Silva Paula ratificou: “A participação do corpo docente do Centro Universitário FMABC, dos residentes e dos alunos no HEMC traz um ganho enorme para a assistência e cria raízes no processo entre o Hospital, a FMABC e FUABC”.

 GESTÃO QUALIFICADA

Em sua apresentação, o diretor-geral também lembrou da época da pandemia de Covid-19, quando o HEMC se tornou referência para os casos graves da doença. A partir de 2021, com a retomada gradual das atividades e serviços, tiveram início grandes desafios ligados ao cumprimento de novas metas, equilíbrio econômico-financeiro, para a modernização do parque tecnológico e reformas prediais necessárias.

 Em meio a este cenário, houve em 2022 novo chamamento público do Governo do Estado para gestão do equipamento de saúde. A Fundação do ABC, juntamente com as equipes do Hospital, conseguiu desenvolver um projeto moderno e pioneiro, sagrando-se vencedora do certame e garantindo a gestão da unidade por mais 5 anos.

 “O Estado tem acompanhado de perto nossos esforços, a evolução e a tendência de crescimento. Temos trabalhado muito para atingir todas as metas e garantir o funcionamento do Hospital não somente com excelência assistencial, mas em todas as áreas, incluindo a financeira”, informou Cavalcante.

 No encerramento da reunião, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes fez um breve relato sobre como o trabalho conjunto tem sido importante para os avanços almejados. “Até pouco tempo faltava a Governança, um olhar único sobre a FUABC. Hoje estamos com essa cultura em andamento, em fase de consolidação. E no que tange especificamente ao Mário Covas, criamos um conceito de que o Hospital e o Centro Universitário mantêm parcerias diretas, pactuadas por meio de termos de cooperação, que se desenvolvem através de projetos acadêmicos de ensino, pesquisa e assistência, que se traduzem efetivamente no atendimento à população e na melhoria dos serviços”, concluiu o presidente da FUABC.