Técnicas do Departamento de Regularização Fundiária da Prefeitura de Itupeva estiveram em Santo André para conhecer o Quintal Verde e seus ambientes de práticas sustentáveis. O objetivo é implantar também um espaço com ações similares na cidade interiorana.
O Quintal Verde Vila Guiomar, idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), nasceu com o propósito de estimular práticas ligadas à compostagem e que contribuem para a sustentabilidade, contando com a participação ativa dos munícipes.
Durante a visita, as técnicas conheceram os processos de compostagem, a horta sensorial, os canteiros de plantio, além de acompanharem a participação dos munícipes no Baldinho Verde, projeto que troca resíduos orgânicos por hortaliça, composto ou biofertilizante.
“Ficamos felizes em saber que o modelo do nosso Quintal Verde é reconhecido por outras cidades. Isso demonstra o valor e a importância das iniciativas locais e reforça o papel da cidade como referência em boas práticas de sustentabilidade, mostrando que a gestão de resíduos pode e deve ser uma prioridade para todos os municípios que buscam um futuro mais verde”, destaca a diretora de Resíduos Sólidos do Semasa, Simone Fernandes Valadares.
A intenção da Prefeitura de Itupeva é oferecer aos moradores de uma área mais reclusa, com dificuldade de acesso a certos recursos, um espaço sustentável que possibilite a coleta e destinação de resíduos da maneira correta, além de levar à cidade mais práticas benéficas para o meio ambiente.




O Quintal Verde da Vila Guiomar está localizado na Rua Marquês de Caravelas, 51, e é aberto à visitação, mediante agendamento prévio. As inscrições podem ser feitas pelo link https://l1nk.dev/QuintalVerde.