Edital de chamamento para a ampliação das vagas por meio de duas creches conveniadas foi publicado dia 20/3; ideia é que unidades passem a funcionar a partir de maio deste ano- Fotos Divulgação/PMD

Diadema ganhará 320 novas vagas para creche na rede pública, distribuídas em duas unidades educacionais, uma na região Norte (que compreende bairros como Campanário e Canhema) e outra na Leste (Vila Nogueira, Casa Grande, Gazuza e Promissão). Com isso, a Prefeitura vai ampliar o número de vagas de berçário destinadas a essa faixa etária – de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias – das atuais 5.040 para 5.360 crianças.

O edital de chamamento para a ampliação dessas vagas por meio de creches conveniadas foi publicado nesta quinta-feira (20/3), no Diário Oficial Eletrônico de Diadema, e estabelece que o início da parceria se dará a partir de maio deste ano.

No documento, também são estabelecidos os critérios e diretrizes que as instituições devem cumprir para passar a ofertar as vagas à população, seja em termos de equipe – número e qualificação de professores e demais profissionais -, estrutura e até metodologia. Esta última, aliás, deve ser pautada na educação integral, em experiências lúdicas, culturais, artísticas e recreativas como formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade, sempre considerando os interesses, demandas, necessidades e as especificidades dos alunos.

Também está determinado pelo edital que os estabelecimentos que firmarem a parceria com a Prefeitura deverão, entre outras coisas, garantir o padrão de qualidade no ensino de acordo com as Diretrizes de Educação Infantil do Município.

Para o secretário de Educação de Diadema, Felipe Sartori Sigollo, o objetivo da Prefeitura é ampliar a oferta de vagas na creche, sempre com a garantia da qualidade. “O edital estabelece critérios para as entidades que desejarem firmar convênio justamente para garantir essa qualidade na educação. Junto com as demais ações que temos tomado, acredito que essa ação vai ajudar a colocar nossa cidade cada vez mais como referência na Educação Infantil”, afirma.

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, afirma que a ampliação das vagas está de acordo com o Programa de Governo, que previa zerar as filas das creches. “Nossa intenção é que toda mãe que precise trabalhar tenha acesso a uma creche para seus filhos. Ao mesmo tempo, temos uma preocupação de oferecer serviços de qualidade à população, ou seja, unidades escolares que proporcionem um ambiente rico de aprendizagens, acolhimento e segurança”, explicou.

O edital de chamamento pode ser pesquisado no site da Prefeitura, no link https://portaleducacao.diadema.sp.gov.br/concursos-e-editais/ .